Quanto custa recarregar um carro elétrico no Brasil atualmente?
Os carros elétricos têm conquistado espaço no mercado brasileiro, oferecendo uma variedade de marcas e modelos. No entanto, uma das principais preocupações dos interessados é o custo associado à recarga desses veículos.
Com o aumento das opções de modelos, incluindo marcas novas como BYD e GWM, além dos lançamentos de marcas generalistas e premium, é provável que você já tenha visto muitos carros elétricos circulando. No entanto, uma dúvida frequente entre os interessados em aderir a essa tecnologia é: quanto custa recarregar um carro elétrico?
Uma das opções mais práticas para recarregar um carro elétrico é fazê-lo em casa, onde se tem acesso a uma fonte de energia elétrica residencial. Isso proporciona comodidade, pois não é necessário sair de casa e enfrentar filas em postos de recarga. Além disso, o custo de recarregar em casa é geralmente mais baixo do que em postos comerciais.
O custo de recarregar um carro elétrico em casa depende da tarifa de energia elétrica da sua região. As tarifas podem variar consideravelmente, mas, em média, o custo por quilowatt-hora (kWh) no Brasil é relativamente baixo se comparado a outros países.
Cálculo do custo
Para calcular o custo de recarregar um carro elétrico em casa, é necessário levar em conta a capacidade da bateria do veículo e o seu consumo energético. Em média, um carro elétrico consome cerca de 15 kWh para percorrer 100 km.
Portanto, se o seu veículo possui uma bateria de 60 kWh e está completamente descarregada, recarregá-lo em casa custaria aproximadamente o equivalente ao consumo de uma geladeira ao longo de 4 horas. O custo exato dependerá da sua tarifa elétrica local, mas, geralmente, é uma opção econômica.
Com base na capacidade da bateria do veículo, é possível calcular o custo estimado para recarregar carros elétricos em São Paulo e no Rio de Janeiro. Vamos considerar dois exemplos:
Renault Kwid E-tech (26,8 kWh de bateria)
Autonomia: 280 quilômetros.
O custo em São Paulo é de 26,8 kWh x 0,90 R$/kWh, resultando em R$ 24,12 por recarga completa.
Custo no Rio de Janeiro: 26,8 kWh x 0,75 R$/kWh = R$ 20,10 por recarga completa.
Portanto, para o Renault Kwid E-tech, o custo da recarga completa em São Paulo seria de R$ 24,12, enquanto no Rio de Janeiro seria de R$ 20,10.
Imagem: Yandex/garagem360
Volvo XC40 (75 kWh de bateria)
Autonomia: 420 quilômetros.
Custo em São Paulo: 75 kWh x 0,90 R$/kWh = R$ 67,5 para recarregar o veículo.
Custo no Rio de Janeiro: 75 kWh x 0,75 R$/kWh = R$ 56,25 para recarregar o veículo.
No caso do Volvo XC40, que possui uma capacidade de bateria de 75 kWh, o custo estimado para uma recarga completa em São Paulo seria de R$ 67,5. Já no Rio de Janeiro, esse valor seria de R$ 56,25.
Imagem: Yandex/cleantechnica
Esses cálculos podem auxiliar os proprietários de veículos elétricos a ter uma estimativa dos custos de recarga com base na capacidade de suas baterias e nas tarifas de energia elétrica locais.
É importante lembrar que esses valores são estimativas e podem variar de acordo com fatores como a eficiência do veículo e possíveis mudanças nas tarifas de energia ao longo do tempo.
Recarga em postos públicos
Além da recarga residencial, é possível recarregar um carro elétrico em postos públicos. Esses postos podem ser encontrados em algumas cidades brasileiras e ao longo de rodovias.
No entanto, é importante observar que, geralmente, a recarga em postos públicos é mais cara do que em casa, devido aos custos operacionais envolvidos.
Os postos de recarga pública podem adotar diferentes modelos de tarifação. Alguns cobram pelo tempo de recarga, enquanto outros cobram pela quantidade de energia fornecida. Com base nisso, é crucial pesquisar as opções disponíveis na sua região e comparar os preços para escolher a mais conveniente.
Além das tarifas de recarga, você deve considerar possíveis custos adicionais, como o estacionamento no local de recarga. Alguns postos de recarga estão localizados em estacionamentos pagos, o que pode aumentar o custo total da recarga.
Recarregar um carro elétrico no Brasil é viável e econômico, principalmente em casa, com tarifas competitivas. Os postos públicos oferecem conveniência, mas os custos variam.
A transição para veículos elétricos é uma tendência crescente, o que destaca a importância de entender os custos de recarga para uma escolha informada.