Você está DETONANDO a bateria do celular com estes 6 hábitos; evite-os
Como anda a saúde da bateria do seu celular? Veja os principais hábitos que viciam a bateria e aprenda a proteger a vida útil do seu aparelho.
Com certeza, a bateria do celular é a alma do aparelho. Sem ela, o celular não passa de um pedaço de metal sem utilidade. Por esse motivo, é preciso ter um cuidado especial para evitar o desgaste da bateria.
Mas você sabia que alguns hábitos muito comuns e que você provavelmente tem estão detonando a bateria do seu celular?
Se você quer aprender a cuidar melhor do seu dispositivo, confira a seguir quais são os principais hábitos que acabam com a bateria do celular e evite essas práticas.
Evite estes 6 hábitos se quiser poupar a bateria do seu celular
Imagem: charliepix/Canva Pro/Reprodução
Preservar a saúde da bateria é algo que toda pessoa pode fazer através de atitudes simples. O primeiro passo para isso é evitar de uma vez por todas os hábitos ruins que drenam e danificam a bateria.
1. Deixar descarregar totalmente
Toda vez que você deixa o seu telefone descarregar totalmente, está diminuindo a capacidade da bateria de recuperar a carga, prejudicando as próximas recargas. Assim, ela indicará que está 100% carregada, mas a sua capacidade real será menor!
2. Utilizar carregador falsificado
Carregadores falsos apresentam inconsistências no fluxo de energia, o que resulta em uma maior instabilidade na carga. É por esse motivo que, muitas vezes, quando utilizamos um carregador falso, a bateria do smartphone demora mais para carregar.
3. Carregar a bateria até 100%
O hábito de deixar carregar o celular até 100% também é prejudicial. Isso ocorre porque o excesso de carga danifica a bateria, sendo recomendado mantê-la sempre entre 20% e 80%.
Inclusive, alguns telefones possuem ferramentas de proteção de bateria que bloqueiam a carga ao atingir 80%.
4. Usar o telefone enquanto carrega
As próprias fabricantes não recomendam o uso do aparelho enquanto ele está sendo carregado. Além de representar um risco para o usuário, esse hábito pode provocar o superaquecimento do telefone e danificar a sua bateria.
5. Deixar o celular no calor
Quando se trata de calor, este é o inimigo natural do lítio, material que compõe a bateria. Quanto mais quente estiver o aparelho, mais rápido ele vai descarregar e mais viciada ficará a bateria.
6. Aplicativos em segundo plano
Alguns aplicativos e funções do aparelho permanecem sempre ativos em segundo plano enquanto o telefone carrega, como a localização, Bluetooth, Wi-fi, entre outros. Evite deixá-los ativados para preservar a sua bateria.