Facebook e Instagram podem fechar seus serviços na Europa. Veja o porquê!

A Meta está fazendo ameaças sobre fechar seus maiores serviços de mídia social, como Facebook e Instagram, na Europa

A Meta fez um relatório e o apresentou à Securities ans Exchance Commission e mencionou, claramente, que será forçada a suspender os seus produtos e serviços, caso uma nova estrutura de transferência transatlântica não seja adotada logo.

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Porém, recentemente foi adotada uma lei na União Europeia, na qual monitora as empresas, como Facebook, que coletam e processam dados de usuários através de servidores europeus. Apesar de que, este não é o caso do Facebook e Instagram, pois ambos fazem o processamento de dados através de servidores americanos e europeus, o que a empresa defende como vital para seus negócios gerais e segmentação de anúncios.

Mas, caso a Meta não consiga cumprir todas as novas regras europeias em relação às coletas e processamento, será obrigada a interromper seus serviços populares no continente Europeu.

Se uma nova estrutura de transferência de dados transatlântica não for adotada e não pudermos continuar a contar com SCCs ou contar com outros meios alternativos de transferência de dados da Europa para os Estados Unidos, provavelmente não poderemos oferecer alguns de nossos mais significativos produtos e serviços, incluindo Facebook e Instagram, na Europa, que afetariam material e adversamente nossos negócios, condição financeira e resultados de operações”, explicou o relatório.

Após esse acontecimento, Nick Clegg, vice-presidente de Assuntos Globais da Meta, falou aos jornais que as regras novas da União Europeia teriam um impacto grande em várias empresas que estão na Europa, que possuem uma ampla dependência dos anúncios do Facebook.

Está bem claro que Meta e Facebook estão com grandes dificuldades. Recentemente, a Meta estava nas manchetes após informar que os DAUs (Usuários Ativos Diários) do Facebook tiveram uma queda exponencial no quarto trimestre de 20201 e foi perdido bilhões em valor de mercado em ações.

A Meta também expôs que o crescimento de receita sofre com inúmeros fatores externos, um deles foi as alterações de privacidade feito pela Apple com iOs 14.5. A gigante norte-americana introduziu uma ferramente ATT em abril de 2021, que permite que as pessoas impeçam que os aplicativos fizessem seus rastreios a partir de seus serviços.

A geração de receita da Meta e do Facebook vem, especialmente, através de anúncios direcionados para os clientes que já possuem certa pré-disposição com aquele serviço anunciado, como aquelas propagandas personalizadas, que buscam aumentar as chances da empresa conseguir efetuar a venda.

Porém, a Apple impediu que a Meta e o Facebook fizessem o rastreio para identificar o comportamento dos usuários e impedir esses anúncios.

Outras mídias sociais como Twitter, Youtube e SnapChat também sofreram com essa alteração na privacidade, pois 80% dos usuários do iOs ativaram essa proteção e impediram as empresas de oferecer esse serviço. Outro fator de grande influência nas receitas da Meta é a escolha da geração mais jovem, que estão mais interessadas em gastar seu tempo no Reels do Instagram do que no Facebook, que é mais rentável para a Empresa.

 

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