Um importante aliado: estudo revela o potencial do café para melhorar sua memória e aprendizado
Se você é um amante do café, vai gostar de descobrir o rico potencial desse grão para a memória e o aprendizado, segundo um estudo recente. Descubra agora!
Descobertas recentes de uma pesquisa realizada pela Universidade de Tsukuba, no Japão, revelaram que a trigonelina (TG), um componente abundante no grão de café, pode ter um impacto positivo na aprendizagem e na memória, oferecendo uma solução possível para o declínio cognitivo associado ao envelhecimento.
Confira como foi realizado o estudo e suas descobertas
Fonte: CanvaPro
A trigonelina, presente em alta concentração nos grãos de café, é reconhecida por seus efeitos benéficos no sistema nervoso, digestivo e na pele. Agora, estudos demonstram que ela também pode ser terapêutica para o funcionamento cognitivo.
Testes foram realizados em camundongos
Os pesquisadores conduziram testes com camundongos mais velhos que já apresentavam déficits de aprendizagem e memória, sintomas comuns de declínio cognitivo. Os animais receberam uma dose diária de 5 mg de TG durante 30 dias. Após esse período, eles foram submetidos a testes comportamentais para avaliar a aprendizagem e a memória.
Resultados surpreendentes
Os camundongos que receberam TG mostraram uma melhoria significativa na aprendizagem e memória em comparação com o grupo de controle.
O estudo também revelou uma modulação nas células do hipocampo, área do cérebro associada à aprendizagem e memória, otimizando a produção de energia celular, reduzindo inflamações e melhorando a autofagia, o que impulsiona o funcionamento cerebral e a capacidade de retenção de memória.
Foto: vecstock/Freepik
O potencial de aplicação
Essas descobertas promissoras apontam para o potencial da trigonelina como um composto medicinal para auxiliar no tratamento do declínio cognitivo.
Os benefícios encontrados podem contribuir para melhorar o desempenho neural e retardar o declínio cognitivo, melhorando a qualidade de vida em idades avançadas.
Diferentes maneiras de consumir o café
-
Café cold brew: feito fundindo grãos de café moídos a frio ou em temperatura ambiente por um longo período (geralmente 12 a 24 horas) e, em seguida, filtrando. É servido gelado e menos ácido do que o café quente;
-
Cappuccino: feito com uma proporção igual de expresso, leite vaporizado e espuma de leite. Geralmente é decorado com cacau em pó ou canela por cima;
-
Café francês (ou prensa francesa): é preparado mergulhando grãos de café grosseiramente moídos em água quente em um recipiente de vidro ou metal com um êmbolo. Após alguns minutos de infusão, o êmbolo é pressionado para baixo, separando o café dos grãos.