Reviravolta surpreendente: Thanos poderia ter sido um herói na Marvel
Segundo a Marvel Studios, o maior inimigo dos vingadores poderia ter se tornado um herói; mas será que isso daria certo?
Quem não se lembra até hoje do épico final dos Vingadores na batalha contra Thanos em “Vingadores — Ultimato”? É impossível não pensar em Thanos como um dos antagonistas mais temíveis de todo o Universo Marvel. Isso porque ele não demonstra apenas habilidades de subjugar mundos inteiros, mas também de confrontar divindades cósmicas.
Thanos também é um ser de poder imensurável, resultante de sua condição como um Eterno com traços Deviantes. Porém, sua mortalidade é evidenciada por sua busca implacável por conhecimento proibido, sua sede insaciável de violência e sua obsessão inabalável pela morte.
Será mesmo que Thanos poderia ter se tornado um herói?
Embora essas características do vilão tenham marcado Thanos como uma exceção em sua terra natal Titã, em Marte elas teriam sido valorizadas e admiradas, sugerindo que, em um cenário distinto no sistema solar, ele poderia ter se tornado um verdadeiro herói.
Na obra “Ascensão de Thanos”, escrita por Jason Aaron e ilustrada por Simone Bianchi, narra-se toda a infância de Thanos e seu desenvolvimento em Titã junto aos outros Eternos.
Devido à notável diferença em sua aparência física, o vilão da Marvel já enfrentava preconceitos por parte de seus companheiros desde muito jovem.
Imagem: Marvel/Reprodução
Os Eternos, que abraçavam uma visão utópica, não encontravam espaço para compartilhar a ambição e o fascínio de Thanos pela morte; em vez disso, eles o enxergavam como um monstro e o tratavam com total desprezo.
Após levar uma vida cheia de reforço negativo sobre si, Thanos abraçou esse lado de vilão e começou a se enxergar unicamente dessa forma. Porém, se ele tivesse crescido em Marte, as coisas poderiam ter sido diferentes.
O que teria acontecido se Thanos tivesse nascido em Marte?
No volume 15 da série “X-Men Vermelho”, escrita por Al Ewing e ilustrada por Yildiray Cinar, os X-Men encontram-se envolvidos em uma Guerra Civil em Arakko (Marte), onde estão prestando assistência às formas de vida alienígena.
A história dos quadrinhos indica que, em Arakko, eles valorizam a busca pelo conhecimento em prol da conquista e aceitam a morte como inevitável. Sendo assim, Thanos poderia ter se dado bem em Arakko. Ele seria reconhecido.