Novo carro da CET é um verdadeiro 'dedo-duro': veículo rastreia infrações cometidas
É bom abrir o olho no trânsito: carro da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que rastreia infrações já está à solta!
Já estão em circulação na cidade de São Paulo veículos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) equipados com câmeras instaladas no teto. À primeira vista, eles têm uma finalidade específica: monitorar as cerca de 54 mil vagas de estacionamento rotativo, a Zona Azul, na capital paulista.
Ou seja, de forma automatizada, por conta das câmeras e outros detalhes instalados nesses veículos, as multas poderão ser aplicadas ao condutor que fugir das regras. É uma forma de simplificar e trazer mais praticidade na hora de aplicar as penalidades.
Imagem: CET/Reprodução
Como esses carros funcionam?
O processo de fiscalização é realizado da seguinte forma: esses veículos não emitem multas automaticamente, mas contam com um sistema de GPS embarcado.
As câmeras são equipadas com a tecnologia de reconhecimento de placa OCR, conhecida como Reconhecimento Ótico de Caracteres, e capturam imagens das placas de veículos estacionados de forma irregular nas vagas.
Essas imagens são transmitidas para um centro de controle da CET com a localização do veículo. A partir dessas informações, os agentes podem se deslocar até o local para aplicar a autuação. Atualmente, 80 desses veículos estão em operação.
Imagem: Freepik/Reprodução
O plano futuro consiste em permitir que esses veículos emitam multas automaticamente, sem a necessidade de intervenção humana. Isso ocorrerá quando a nova regulamentação de fiscalização automática da Secretaria Nacional de Trânsito entrar em vigor, o que ainda não aconteceu.
A autuação por estacionamento irregular poderá ser realizada até mesmo por câmeras fixas, desde que estas sejam capazes de registrar imagens de alta qualidade das placas e fornecer fotos que indiquem claramente o local onde o veículo está estacionado.
Além disso, as imagens devem incluir dados como data, hora e endereço. É importante lembrar que, se você tem multas pendentes, agora pode fazer o pagamento delas por PIX, cartão de crédito ou boleto. Portanto, regularize sua situação e evite perder sua carteira.