Top 5 dicas de persuasão: entenda qual é a psicologia por trás da influência
Estas estratégias são fundamentadas em princípios psicológicos e podem transformar sua habilidade de persuadir em situações cotidianas e negócios.
Saber persuadir é uma arte — e, por que não dizer que também é uma ciência? Afinal, especialistas da área da psicologia revelam que a eficácia de uma mensagem persuasiva não se dá apenas pelo conteúdo, mas pela forma como ela é apresentada para as pessoas.
Por isso, se você quer saber como aumentar o seu poder de influência, aqui estão cinco estratégias surpreendentemente simples, mas eficazes, para melhorar suas habilidades de persuasão.
5 práticas de persuasão para aumentar sua influência
Imagem: FGorgun/Getty Images Signature/Canva Pro/Reprodução
Ao mergulharmos nas profundezas da psicologia, um universo fascinante de estratégias de persuasão se descortina diante de nossos olhos. Aqui estão cinco táticas que desvendam como a mente humana pode ser sutilmente influenciada.
1. Use a palavra ‘você’
Focar na pessoa à qual a mensagem é dirigida é um elemento-chave para criar uma comunicação eficaz. Ao usar a palavra “você”, o receptor da mensagem sente que suas preocupações e necessidades são o centro da discussão. Essa tática personalizada aumenta as chances de a mensagem ser bem-recebida.
2. Enfatize seu ponto sem ser repetitivo
A repetição é importante, mas deve ser usada com cautela. É comum pensarmos que, quanto mais enfatizarmos um ponto, mais poderoso ele se torna. No entanto, variar a forma de apresentar um argumento evita que a conversa se torne monótona e perca seu impacto. Diversificar a argumentação mantém o interlocutor engajado e receptivo.
3. Foque em relatos reais
Quem nunca se viu mais emocionado com uma boa história do que com uma pilha de gráficos? Exemplos concretos ou relatos da vida real são mais eficientes para transmitir uma mensagem. É mais fácil para a pessoa se identificar e, assim, ser persuadida.
4. Cuidado com as palavras
O vocabulário também tem sua parcela de contribuição na arte da persuasão. Termos como “comprovado”, “fácil” e “novo” têm o poder de atrair a atenção e gerar uma resposta emocional. Esses adjetivos, por sua vez, são fundamentais em cenários variados, desde vendas até conversas do dia a dia.
5. Use perguntas retóricas
E não podemos nos esquecer das perguntas retóricas. Elas são ferramentas poderosas que fazem o interlocutor ponderar sobre um tema e, muitas vezes, chegar à conclusão desejada sem necessidade de uma resposta explícita. Elas abrem espaço para reflexão e ajudam a conduzir a conversa de maneira sutil.