Quer se tornar um Taikonauta? Estes são os 3 passos necessários para ser um astronauta chinês

Será que você conseguiria ser um Taikonauta? Veja quais são os 3 passos para ser um astronauta da China.

Com a Estação Espacial Tiangong, que orbita a Terra a 340-450 quilômetros de altitude e as crescentes ambições espaciais do país, que incluem a Lua e Marte, a China está à procura de taikonautas (nome dado aos seus astronautas) para se juntarem a essa emocionante jornada pelo espaço.

Mas, afinal, o que é necessário para se tornar um taikonauta chinês? É o que você vai descobrir agora!

O que você precisa para se tornar astronauta na China?

Foto: gettyimagespro/CanvaPro/Reprodução

1. Passar por avaliações físicas, mentais e gerais

Para se tornar um taikonauta, é necessário passar por rigorosas avaliações físicas, mentais e gerais. A sinergia entre os membros da equipe também é avaliada minuciosamente. Com cerca de 43 critérios, incluindo idade, altura, escolaridade e experiência profissional, a seleção é extremamente competitiva.

Huang Weifen, vice-projetista-chefe do sistema de astronautas do programa espacial tripulado da China, enfatiza a importância da experiência, idade, caráter individual, desempenho físico e saúde mental para aqueles que desejam fazer parte do time.

2. Falar mandarim fluentemente

Dominar o idioma chinês é um requisito fundamental, pois o mandarim é o idioma de trabalho na Estação Espacial Chinesa.

Além do idioma, Chen Shanguang, vice-diretor de planejamento do programa espacial tripulado da China, também enfatiza a importância do conhecimento da cultura chinesa.

Ele acredita que esse conhecimento facilita o intercâmbio cultural entre astronautas estrangeiros e chineses, enriquecendo a experiência no espaço.

3. Passar por um treinamento físico intenso

Huang Weifen descreve o treinamento para se tornar um taikonauta como “insuportável”. Com mais de 120 cláusulas para seleção, os candidatos enfrentam desafios extremos.

Por exemplo, durante a missão Shenzhou-12, os taikonautas foram submersos em água por quatro horas, usando trajes espaciais que pesavam mais de 200 quilos, para simular o ambiente de microgravidade. Esse treinamento é exaustivo e testa a resistência dos candidatos.

Além disso, os taikonautas devem ser capazes de suportar até oito vezes a força da gravidade de seu próprio peso corporal. Isso é conhecido como “critério 8G”. Eles também passam por treinamento de vibração extrema para se adaptarem a lançamentos e reentradas na atmosfera.

você pode gostar também