Cannon Films: o estúdio que deixou sua marca nos anos 80 com filmes de baixo orçamento
A Cannon Group Inc. foi uma empresa de cinema dos Estados Unidos que se destacou por produzir filmes de baixo e médio orçamento durante o período de 1967 até 1993.
Com o lema “Somos a Cannon Films e nossos filmes explodem como dinamite”, a lendária Cannon Films deixou sua marca nos anos 80 em Hollywood. Produziu uma ampla variedade de gêneros cinematográficos, incluindo ação, terror, suspense, drama e “pseudo-blockbusters”.
Reconhecida como um dos estúdios mais “pastelões” em operação na indústria cinematográfica, a Cannon Films proporcionou satisfação a uma geração inteira com seus filmes de baixo e médio orçamento, que atendiam aos gostos predominantes da época, especialmente o público masculino.
Os rapazes que cresceram naquela época com certeza se lembram do logotipo e do lema da empresa, assim como de seus filmes com efeitos… duvidosos. Confira!
Os ‘meninos de ouro’ da Cannon Films
Foto: Reprodução
Com uma gama diversificada de gêneros, que inclui filmes de dança e musicais, bem como a onda ninja dos anos 80, a Cannon Films também se destacou com talentos como Charles Bronson e Chuck Norris.
Ao mesmo tempo, apoiou o início da carreira de Jean-Claude Van Damme e teve colaborações com Sylvester Stallone, um dos maiores astros da década de 80, em duas produções. Eles continuam fazendo sucesso até os dias atuais como marca da importância do estúdio.
O surgimento da Cannon Films
A empresa foi fundada por Chris Dewey e Dennis Friedland em 1967. Na época, esses dois jovens, no auge dos seus vinte e poucos anos, dedicavam-se principalmente à produção de adaptações americanas de filmes suecos de conteúdo adulto, conhecidos como soft porn.
No entanto, o sucesso da Cannon Films ficou restrito aos anos 80, pois, no fim da década, a empresa encerrou todas as suas atividades, declarando falência.
Grandes sucessos da empresa
No início dos anos 1970, Dewey e Friedland decidiram expandir seus horizontes e se concentrar em produções cinematográficas legítimas. Foi nesse período que eles lançaram seu maior sucesso: “Joe – Das Drogas à Morte”, com Peter Boyle.
Alguns dos maiores sucessos da empresa são: a cópia de Indiana Jones, chamada de “As Minas do Rei Salomão” (1985), e “A Cidade do Ouro Perdido” (1986), “Hércules” (1983) e “As Aventuras de Hércules” (1985), “Brekin” e “Brekin 2 – Electric Boogaloo”, ambos lançados em 1984.
Qual destes incríveis filmes de ação é o seu favorito? Conta pra gente nos comentários se você é um entusiasta de produções dos anos 80!