Um grande achado: arqueólogos encontram cidade Maia escondida em floresta no México
Mais um passo dado diante das descobertas da humanidade! Conheça mais sobre a cidade Maia.
Boa notícia para a história da humanidade! Arqueólogos que estavam estudando densas florestas no México acabaram encontrando uma antiga cidade Maia, um achado que causou grande impacto tanto no meio científico quanto na população em geral.
Após uma cansativa jornada de cerca de 60 quilômetros pelas florestas fechadas da Península de Yucatán, no sul do México, a equipe de arqueólogos descobriu uma cidade Maia até então desconhecida.
Ela é chamada de Ocomtún, que significa coluna de pedra. Essa cidade alcança vastas extensões e é composta por praças, edifícios em forma de pirâmides e majestosas colunas de pedra.
Foto: Wikimedia/Reprodução
Confira mais detalhes sobre os estudos
Em janeiro de 2023, um grupo de arqueólogos também descobriu vestígios importantes sobre a civilização Maia no sítio arqueológico de La Cuenca Mirador Calakmul, situado entre o norte da Guatemala e o sul do México.
Os pesquisadores identificaram estradas, edifícios e assentamentos, o que revelou como era a organização dos Maias nessa região.
Os estudiosos também encontraram 189 novas áreas que faziam parte de uma cidade-estado situada em uma das poucas florestas tropicais ainda inexploradas na região. As novidades foram compartilhadas por Richard Hansen, um renomado pesquisador arqueológico da área.
Porém, ainda há grandes passos a serem dados. Isso porque a arqueóloga María Belén Méndez, doutora em Estudos Mesoamericanos que colabora com Hansen, conta que essas descobertas são preliminares e que mais estudos serão essenciais para determinar se todos os artefatos pertencem ao mesmo período.
Ela enfatizou que a arqueologia continua fazendo descobertas incríveis, mas a chave está em conectar os dados para chegar a conclusões mais certeiras.
Apesar de boa parte da récem-descoberta cidade ter sido erodida pelo tempo, os pesquisadores já elaboraram algumas hipóteses. Uma delas sugere que as colunas de pedra poderiam ter servido como entradas para os quartos superiores dos edifícios.
Agora, com essa descoberta feita no México, os estudiosos realizaram vistorias aéreas na região usando a técnica LIDAR, uma tecnologia que tem ajudado essas grandiosas descobertas. Ela envolve o voo de um avião em baixa altitude que emite um laser capaz de realizar um raio-X da superfície terrestre, alcançando até mesmo o subsolo.
A construção dessas estruturas engenhosas exigiu considerável experiência e esforço físico. Agora, o objetivo dos arqueólogos é identificar e restaurar artefatos que possam fornecer novas informações sobre os Maias, incluindo utensílios de caça, ferramentas de cozinha e outros objetos.