11 de Setembro de 2021: o que você estava fazendo no dia do atentado às Torres Gêmeas?
Um boato intrigante sobre a interrupção de 'Dragon Ball Z' pela Globo no 11 de Setembro finalmente foi desvendado; entenda essa história.
No dia 11 de setembro de 2001, um evento que mudaria a história contemporânea ocorreu nos Estados Unidos: o ataque terrorista às Torres Gêmeas fez centenas de vítimas fatais, além de ter abalado todo o globo.
Nesse contexto, uma curiosa lenda relacionada à programação da TV Globo naquela manhã ganhou destaque nas redes sociais nos últimos anos: a interrupção de um episódio importante de “Dragon Ball Z” pelo plantão.
Entenda abaixo a verdade sobre esse mistério e a resposta definitiva a partir de informações obtidas no próprio acervo da TV Globo.
O programa matutino da TV Globo e a lenda de ‘Dragon Ball Z’
Naquela época, a programação matutina da TV Globo era comporta pelo programa “Bambuluá”, apresentado por Angélica.
Esse programa era um verdadeiro tesouro para as crianças, com três horas e meia de duração recheadas de séries, desenhos e quadros, incluindo a amada “TV Globinho”.
Imagem: @mocky_art/Twitter/Reprodução
Entre as atrações mais queridas do programa, estava “Dragon Ball Z“, que fazia enorme sucesso entre o público infantil.
Foi dessa popularidade do programa que surgiu uma questão: o plantão da Globo teria interrompido um episódio importante de “Dragon Ball Z” que estava sendo exibido naquela fatídica manhã de 11 de setembro de 2001.
Até hoje, muitos internautas juram de pés juntos que se lembram nitidamente de o plantão da Globo interrompendo a programação quando eles estavam assistindo a “Dragon Ball Z”. No entanto, o próprio G1 recorreu ao acervo da emissora para verificar tal informação.
E, para esclarecer definitivamente esse mistério, recorremos às informações obtidas a partir da própria equipe da TV Globo.
A verdade sobre a interrupção da programação
A resposta é clara: o plantão da Globo não interrompeu “Dragon Ball Z” na data de 11 de setembro. Na verdade, devido à cobertura dos ataques terroristas, o desenho nem sequer foi exibido naquele dia.
A TV Globo interrompeu sua programação matutina duas vezes durante a manhã de 11 de setembro de 2001. A primeira interrupção ocorreu por volta das 9h50m. Nesse momento, o programa “Bambuluá” estava exibindo “As Aventuras de Mickey e Donald”, não “Dragon Ball Z”.
Por sua vez, Carlos Nascimento trouxe as primeiras informações sobre o ataque. Naquele momento, ainda não se sabia que o ocorrido se tratava de um ataque terrorista, pois a segunda torre ainda não havia sido atingida pelo avião. Após uma breve interrupção, “Bambuluá” voltou ao ar e exibiu o quadro “Garrafinha”.
No entanto, o programa não retornou após um intervalo comercial subsequente. Então, a emissora decidiu continuar com a cobertura dos ataques aos Estados Unidos, que se estendeu pelo restante da manhã e parte da tarde.
Imagem: Reprodução
O dia que mudou o mundo
Esse foi um dia que mudou o curso da história. Os Estados Unidos enfrentaram uma série de atentados terroristas, sendo o mais marcante o choque de dois aviões comerciais contra as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York.
Outro avião foi lançado contra o Pentágono, sede do Departamento de Defesa dos EUA, e uma quarta aeronave caiu na Pensilvânia. Os ataques resultaram em quase 3 mil mortes e levaram os EUA a declarar a “Guerra ao Terror”, que envolveu ataques contra a Al-Qaeda, o Talibã e outras “forças associadas”, além da ocupação do Afeganistão e do Iraque.
Dez anos depois, Osama Bin Laden, líder da Al-Qaeda e mentor dos ataques, foi anunciado como morto pelos EUA.
Em suma, a programação da emissora foi afetada pelos eventos históricos daquele dia, mostrando como os acontecimentos globais podem influenciar até mesmo a exibição de desenhos animados, que na época eram tão queridos pelo público infantil.
O 11 de Setembro permanece como um marco na história contemporânea, lembrando-nos da fragilidade e da resiliência humanas diante de desafios inesperados.