Após 148 dias de greve, quais foram as conquistas dos roteiristas de Hollywood?
Greve dos roteiristas foi a maior já vista em Hollywood.
Depois de muito tempo, ela acabou. A greve dos roteiristas em Hollywood chegou ao fim na madrugada de quarta-feira (27). Eles ficaram paralisados por um período de 148 dias. O sindicato da categoria (o WGA) aprovou um acordo negociado com os representantes dos estúdios.
Enquanto isso, os atores representados pela SAG-AFTRA continuam em greve, uma paralisação que teve início em julho deste ano. Por sua vez, a imprensa segue acompanhando a situação, principalmente para saber como serão os próximos passos, uma vez que os roteiristas conseguiram chegar a um acordo.
Imagem: Jornal Capital Federal/Reprodução
O que foi acordado entre sindicato dos roteiristas e estúdios?
O resumo do acordo firmado com os roteiristas foi compartilhado com os mais de 11 mil membros do sindicato. Nele, são destacadas várias conquistas significativas. Sendo assim, não é à toa que eles ficaram todo esse tempo paralisados lutando por seus direitos.
Confira o que já está garantido para eles a partir de agora:
- Bônus e métricas de streaming: o acordo estabelece um sistema de bônus para os roteiristas com base na audiência dos programas em serviços de streaming. Os roteiristas já recebiam uma parte dos lucros de programas produzidos para essas plataformas, mas o novo sistema recompensará ainda mais aqueles cujo trabalho atrai uma grande audiência. Além disso, o sindicato terá acesso às métricas de audiência dos programas.
- Regulamentação do uso de inteligência artificial: o novo acordo do WGA também estabelece regulamentações para o uso de inteligência artificial pelos estúdios. Segundo o contrato, as produtoras devem informar aos roteiristas se os materiais fornecidos foram gerados por IA ou contêm partes geradas por IA.
- Número mínimo de roteiristas: o contrato estabelece um número mínimo de roteiristas necessários nas equipes de roteiro de programas de TV, dependendo da duração da temporada. Por exemplo: séries com até seis episódios deverão contar com pelo menos três roteiristas, enquanto programas com 13 episódios ou mais por temporada deverão ter uma equipe mínima de seis roteiristas, que podem incluir três roteiristas-produtores.
- Aumento de salários: por fim, o acordo prevê um aumento nas remunerações dos roteiristas ao longo de um contrato de três anos para filmes e programas de TV. O primeiro ano verá um aumento de salário de 5%, seguido por 4% no segundo ano e 3,5% no terceiro ano. Os aumentos para bases residuais e salários mínimos selecionados serão menores ou únicos.
O acordo deve ser oficialmente formalizado nos próximos dias, mas essa já é uma grande vitória para os roteiristas. Isso principalmente com as questões do uso de IA, uma vez que os trabalhadores se mostram preocupados com seus empregos por conta da automatização de seus trabalhos com o uso de inteligência artificial.
Continue acompanhando todas as informações e novidades sobre as greves que atingem Hollywood. A expectativa é a de que a greve dos atores possa acabar em breve também.