Aranha australiana recebe nome em homenagem a personagem da Marvel (e não é Peter Parker)
Cientistas celebram a diversidade da fauna australiana com um nome incomum e heroico para uma nova espécie de aranha.
Cientistas da Universidade Murdoch, na Austrália, em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, descreveram recentemente uma nova espécie de aranha australiana.
A peculiaridade dessa história é que eles decidiram batizá-la de forma inusitada e heroica: Venomius tomhardyi, uma homenagem ao ator Tom Hardy, famoso por interpretar Eddie Brock e seu alter ego, Venom, nos filmes da Marvel.
Uma espécie singular: Venomius tomhardyi
A aranha recém-descoberta pertence ao gênero Venomius, que é notável por ser monoespecífico, ou seja, composto por apenas uma espécie: Venomius tomhardyi. Esse exemplar de aranha tecelã de teias foi identificado durante uma expedição que abrangeu várias regiões da Austrália, incluindo a Tasmânia, Victoria e Austrália Ocidental.
Imagem: Rossi/Reprodução
A escolha do nome “Venomius” deve-se às manchas pretas no abdômen da aranha, que lembram a icônica cabeça do personagem do filme “Venom“.
Além disso, os cientistas ficaram intrigados com o comportamento singular dessa aranha, que constrói buracos forrados de seda nos galhos das árvores para se abrigar, uma característica distintiva que diferencia o gênero Venomius de outras aranhas semelhantes, como as da família Phonognatha.
Um tributo a Venom e um avanço na exploração da biodiversidade australiana
Pedro Castanheira, pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro envolvido no estudo, explicou que essa descoberta faz parte de um esforço contínuo para documentar a diversidade de aranhas na Austrália.
Esse trabalho é fundamental para os esforços de conservação da biodiversidade e contribui para o estudo da taxonomia e biossistemática na Austrália e na Nova Zelândia.
Giulia Rossi, a primeira autora do estudo, também enfatizou a importância da contínua descoberta e descrição de novas espécies de aranhas para avaliar a biodiversidade desses predadores na Austrália.
Embora a nova espécie Venomius tomhardyi ainda não seja um super-herói da Marvel, seu nome presta uma homenagem especial a um dos personagens mais icônicos da companhia.
A pesquisa realizada pela equipe e publicada na revista Evolutionary Systematics destaca a incrível diversidade da vida selvagem que aguarda exploração e compreensão em nosso mundo, demonstrando como a ciência pode se inspirar na ficção científica.