Como os incas construíram uma civilização extraordinária: documentário mostra o que você nunca viu
Pesquisadores apresentam a existência de diferentes itens que podem contar uma nova história desse povo.
Os historiadores estão constantemente em busca de informações sobre o passado das civilizações. Isso ajuda a entender melhor os comportamentos atuais e a cultura de cada região, além de permitir conhecer diversos fatos sobre a história mundial.
Alguns povos antigos são amplamente conhecidos pelos cientistas, mas há sempre algo a mais que pode ser revelado, principalmente quando a história é apresentada em outra perspectiva. Nesse sentido, descubra as novidades sobre os incas a seguir.
Atualização da história inca
A nova pesquisa foi desenvolvida em modelo de documentário, intitulado “Incas: Uma Nova História”, e contou com a direção de Thibaud Marchand. O objetivo da equipe de produção era ir às pequenas aldeias formadas pelos descendentes incas para ouvir sobre a sua história de uma maneira diferente.
Essa nova forma de colher informações dos antigos povos apresenta uma perspectiva diferente sobre a história, uma vez que todos os conhecimentos atuais são oriundos dos colonizadores espanhóis.
A responsável pelas buscas e pelo diálogo com os habitantes é a antropóloga Sabine Hyland. O seu foco é identificar as maneiras de comunicação através dos quipus, preservados pelos descendentes.
Esse sistema se baseia em fios entrelaçados com “nós”, que são pequenas palavras ou sílabas. A antropóloga afirma que, com essa descoberta, será possível ouvir as histórias na perspectiva dos Incas.
Os achados ósseos e de estruturas dentárias do povo de Machu Picchu também são avaliados ao longo da produção, sendo eles um dos mais importantes para a arqueologia mundial.
Christophe Delaere, arqueólogo integrante da equipe, também está em busca de diferentes artefatos, como um já identificado no fundo do oceano. O baú contém diversos itens utilizados pelos incas para oferendas como, por exemplo, as miniaturas de ouro.
Para quem tem interesse em conhecer mais sobre a história de uma maneira ainda não abordada, o documentário foi disponibilizado na última sexta-feira, dia 22 de setembro.
Imagem: Canva/Reprodução