Pesando no bolso: Apple coloca carregadores no formato USB-C à venda com preço bem salgado
Apple lança iPhone 15 com novo conector, aumentando custo de acessórios para usuários.
Desde o último dia 12, um dos principais assuntos da internet é o lançamento do novo aparelho da Apple. A empresa finalmente anunciou o iPhone 15, além de outros acessórios que chamaram a atenção do público.
Um detalhe que vem dando o que falar é que o iPhone 15 trouxe consigo uma mudança no conector utilizado, exigindo novos acessórios para os usuários.
E o que impressiona é que os acessórios já estão disponíveis na loja oficial da Apple, mas como é típico da marca, eles não são exatamente acessíveis.
Foto: Apple/Reprodução
Valores exorbitantes assustam consumidores
Como resultado da adição da entrada USB-C, os usuários fiéis da Apple agora precisam investir em novos acessórios para o iPhone 15. Só que esses preços estão dando o que falar entre os consumidores que pretendem comprar um novo aparelho.
Se você for comprar o seu iPhone 15, tem que ter em mente que você precisará comprar um carregador separadamente. Ou seja, além de gastar um valor alto com o celular, ainda tem o do cabo USB-C. Atualmente, o preço desse carregador na loja virtual da Apple é de R$219.
Outra opção oferecida pela Apple é a compra de um adaptador para utilizar cabos Lightning nos iPhones com porta USB-C. No entanto, essa opção também passa bem longe da economia, custando nada menos que R$ 349 no site oficial da empresa.
É importante notar que existem opções mais acessíveis disponíveis no mercado, especialmente considerando que a maioria dos dispositivos Android já utiliza o conector USB-C. Isso significa que os consumidores têm uma variedade de alternativas mais baratas do que as oferecidas pela Apple.
Porém, os especialistas reforçam que a mudança para o conector USB-C não implica uma melhoria significativa na velocidade de transferência de dados.
O modelo-base do iPhone 15, por exemplo, é compatível com USB 2.0, que é o mesmo padrão usado no antigo cabo Lightning, lançado em abril de 2000, oferecendo uma velocidade máxima de transferência de 480 Mbit/s.