Cuidado! Este simples hábito prejudica sua saúde sem você perceber
Muitas pessoas têm esse hábito na hora de se sentar, mas especialistas fazem alerta sobre suas consequências negativas para a saúde geral do corpo humano.
Imagem: Canva/Reprodução
A maneira de uma pessoa se sentar é influenciada por diversas questões, as quais são influenciada por fatores que vão desde hábitos até questões psicológicas, como autoconfiança, por exemplo. Além disso, essa postura pode refletir conhecimentos de etiqueta ou mesmo posição social de alguém.
No entanto, algumas pessoas acabam reproduzindo o mesmo comportamento todas as vezes ao se sentar sem ao menos saber que um determinado hábito não é benéfico para sua saúde geral.
Por isso, nesta matéria, você vai entender por que cruzar as pernas pode ser prejudicial à sua saúde.
Maneira comum de se sentar pode ser prejudicial à saúde
É comum observarmos pessoas sentadas com as pernas cruzadas em diversas direções e maneiras. No entanto, embora essa prática pareça inofensiva, ela pode gerar problemas sérios no futuro.
Nos últimos cinco anos, diferentes revistas científicas publicaram artigos sobre o impacto do hábito de se sentar com as pernas cruzadas, como dores na região da coluna, por exemplo.
Embora o impacto seja menor quando as pernas são cruzadas na altura do calcanhar, se comparado com o joelho, ambas as posições devem ser evitadas. Isso se deve ao fato de que elas alteram a circulação sanguínea e aumentam as chances de formação de coágulos.
Imagem: Canva/Reprodução
Além disso, essa forma de se sentar não oferece uma postura simétrica, gerando efeitos negativos na coluna. Assim como outras articulações e músculos, a pélvis sofre modificações para favorecer essa postura. E, mesmo que os resultados não apareçam de imediato, com o passar dos anos, o corpo apontam as consequências.
Entretanto, nem todos os pontos são negativos! Para um grupo específico, essa maneira de sentar pode ser benéfica, justamente por ser uma assimétrica. Sendo assim, ela pode ajudar as pessoas que possuem diferença de tamanho entre as pernas.
Isso ocorre porque tal posição provoca o relaxamento do músculo e redistribui o peso entre a estrutura da coluna e as pernas. Esse é um ponto que ainda precisa de maiores avaliações e os especialistas indicam que a melhor maneira de evitar qualquer consequência negativa é não se manter em uma mesma posição por longos períodos.