Darth Vader: respiração pesada do personagem foi pensada de forma estratégica

Cada característica de Vader foi pensada para dar ainda mais imponência ao personagem, que é um dos mais famosos da cultura pop

Ele tem uma clássica armadura preta e sua voz imponente é inconfundível. Estamos falando de um dos personagens mais icônicos da cultura pop, o Darth Vader.

Quando o assunto são as características do antagonista, não tem como deixar passar sua respiração pesada e quase robótica. O que pouca gente sabe é que existe uma história bem curiosa por trás da criação desse som. Quer saber qual é? Vamos lá!

A criação de Darth Vader não foi do dia para a noite, pelo contrário, esse personagem passou por uma série de mudanças a cada novo rascunho de toda a trama. A princípio, para se ter uma noção, o personagem era descrito apenas como um “general alto e de aparência sombria”.

Foi a partir daí que os desafios começaram a surgir. O primeiro deles era o de conseguir levar a visão do criador de Vader para as telas do cinema. Por isso, algumas características começaram a ser pensadas com mais detalhes. Um exemplo é a máscara do Lorde, que a princípio seria apenas uma máscara, mas depois de um tempo começou a fazer parte do rosto do personagem, como se ele estivesse parcialmente obscurecido.

Imagem: Reprodução

Som da respiração do personagem tem história por trás

Outra característica marcante do personagem é sua armadura. Todos sabemos que ela está muito além de algo estiloso e imponente. Na trama, o vilão precisa dela para sobreviver. E foi daí que surgiu a ideia da icônica respiração de Vader. O som é semelhante a algo que está sendo “filtrado”, o que faz total sentido por causa da armadura. Chegar ao resultado que conhecemos só foi possível devido ao trabalho do designer de som Ben Burtt.

O próprio especialista foi quem explicou o processo ao Film Sound Today. Segundo ele, o objetivo era criar uma respiração que parecesse natural, mas ao mesmo tempo refletisse toda a estética pensada para o filme. Por isso, Burt decidiu buscar sons do cotidiano e mesclá-los com ruídos sintéticos.

Curiosamente, a respiração que sai de Darth Vader pertence ao próprio Burtt. O profissional criou o som de uma forma inusitada: ele usou uma máscara de mergulho com a intenção de criar algo bem modulado e um tanto quanto pesado.

Na época, parte da equipe de criação do filme pensou em adicionar outros sons a fim de dar um tom mais macabro ao personagem, por isso pensaram em zumbidos mecânicos e semelhantes. No entanto, após bastante deliberação, eles decidiram que apenas a respiração forte seria o suficiente.

Não podemos negar que foi o bastante, haja visto que Vader é hoje um dos personagens mais famosos do mundo todo, sendo suas características a peça-chave para todo esse sucesso em “Star Wars“.

você pode gostar também