É tudo dorama? Veja como distinguir as séries dramáticas de diferentes países da Ásia

A generalização que o ocidente faz em relação aos conteúdos asiáticos impediu que soubéssemos diferenciar essas produções, mas temos a explicação!

A globalização tem desempenhado um papel fundamental no impulsionamento da fama das produções de estúdios estrangeiros, especialmente após a grande onda de assinaturas em serviços de streaming.

Com a facilidade de acesso a plataformas como Netflix, Amazon Prime Video e outras, grande parte do público já tem suas produções preferidas fora dos grandes centros de estúdios. Isso tem proporcionado enorme notoriedade para filmes e séries asiáticos. Entre essas produções, os doramas têm se destacado como os mais populares atualmente.

No entanto, é importante ressaltar que nem todas as séries asiáticas transmitidas pelos streamings podem ser classificadas como doramas, pois existem distinções entre os variados tipos de séries estrangeiras.

É fundamental saber separar cada um dos tipos de séries, pois a Ásia é um continente repleto de diversidade, com características únicas transmitidas por meio da sétima arte.

Então, se você é novato no conteúdo de drama estrangeiro ou não possui conhecimento para diferenciar os quatro principais tipos de dramas asiáticos, essas dicas são para você!

Saiba como diferenciar doramas, k-dramas, c-dramas e tw-dramas

Foto: Netflix/Reprodução

Primeiramente, vale ressaltar que existem quatro tipos principais de dramas asiáticos, separados entre doramas, k-dramas, c-dramas e tw-dramas. Embora sejam confundidos entre si pelo público ocidental, conhecido como dorameiro, cada um deles possui aspectos totalmente únicos que refletem as culturas de seus países de origem.

Doramas (ou J-Dramas)

Os doramas, também conhecidos como j-dramas, são séries de televisão japonesas que remontam à década de 1950. Muitas dessas séries são adaptações de mangás ou apresentam narrativas familiares. Entre os gêneros populares, estão romance, thriller, mistério e dramas escolares.

Além disso, essa é a modalidade de produção mais conhecida em nosso continente. Talvez, pela grande influência dos animes japoneses, assim como pelo preconceito proveniente da generalização, ela tenha incorporado os outros tipos.

C-Dramas

Aqui, já conseguimos notar uma certa particularidade com as letras iniciais dos tipos de produção. Os c-dramas, por exemplo, representam as séries chinesas, geralmente com mais de 30 episódios por temporada.

A maioria dessas produções está entrelaçada com a história do país e frequentemente apresenta alguns aspectos do rico folclore da China. Essas narrativas mescladas de história e fantasia têm conquistado fãs em todo o mundo.

K-Dramas

Os k-dramas são produzidos na Coreia do Sul e geralmente têm episódios com cerca de uma hora de duração, além de temporadas com mais de uma dúzia de episódios.

Abrange diversos gêneros, incluindo romance, drama histórico, séries policiais e médicas, além de thrillers, proporcionando uma grande variedade de opções para os espectadores.

TW-Dramas

Por fim, mas não menos importante, temos os tw-dramas. Eles são produzidos em Taiwan e são conhecidos por sua flexibilidade em relação ao número de episódios.

Entre os gêneros mais populares, estão os dramas românticos e as comédias, que misturam as línguas oficiais do país: mandarim, por influência chinesa, e hokkien.

você pode gostar também