Facebook e Instagram agora terão ferramenta para alertar sobre desaparecimento de crianças no Brasil

A novidade é uma parceria com o Ministério da Justiça para encontrar crianças desaparecidas mais rápido. Veja mais detalhes!

No dia 30 de agosto, a Meta anunciou o lançamento de um sistema de alerta para casos de desaparecimento de crianças no Brasil. Esses alertas serão direcionados aos usuários do Facebook e Instagram que estiverem a até 160 km do local onde a criança foi vista pela última vez. A novidade é uma parceria com o Ministério da Justiça.

Com o nome de Amber Alerts, essas notificações serão exibidas nos feeds das redes sociais, fornecendo detalhes importantes, como fotos e descrições das roupas que as crianças estavam usando antes do desaparecimento.

Mesmo já existindo em mais de 30 países, a plataforma no Brasil teve seu lançamento piloto nos estados do Ceará, Distrito Federal e Minas Gerais, com a ideia de expansão nos meses subsequentes.

Foto: BBC/Repodução

Amber Alerts já são conhecidos nos Estados Unidos

Em outros países, como os Estados Unidos, os Amber Alerts já fazem parte da rotina dos moradores de inúmeras cidades e estados. Nestes locais, quando uma criança desaparece, alarmes são disparados e mensagens de texto são enviadas para todos os números, com informações cruciais sobre o menor de idade e o possível sequestrador.

Agora, com essa ferramenta no Facebook e Instagram, será exibido um alerta aos usuários, os quais terão a possibilidade de clicar para acessar informações sobre o caso. Essa iniciativa visa encorajar a colaboração das pessoas nas investigações, permitindo que elas forneçam informações valiosas às autoridades.

A Meta reforça que os Amber Alerts serão acionados e disparados em situações críticas de desaparecimento, como casos suspeitos ou quando houver risco iminente de morte ou lesão à criança desaparecida. A colaboração com as autoridades públicas, incluindo o Ministério da Justiça, desempenhou um papel vital na concepção dessa iniciativa.

As equipes das redes sociais foram devidamente capacitadas para utilizar o sistema, garantindo a distribuição eficaz dos alertas. As autoridades esperam que, desta forma, os casos de desaparecimento diminuam e que muitos deles tenham finais felizes.

você pode gostar também