POLÊMICA: produtor de ‘Final Fantasy XVI’ é criticado por defender monopólio de plataformas
Naoki Yoshida gerou grande polêmica na internet após defender que o monopólio na indústria seria benéfico para os envolvidos. Mas será que ele está certo?
A indústria dos videogames cresceu exponencialmente ao longo dos anos, tornando-se uma das maiores no mercado do entretenimento. Com essa expansão, surgiram diversas empresas competindo por seu espaço, resultando em uma intensa concorrência.
Essa competição levou à prática da exclusividade de games, em que determinados jogos são lançados apenas para um console ou uma plataforma específica.
Em consequência disso, a referida prática acaba afetando diretamente os jogadores, que muitas vezes precisam adquirir diferentes dispositivos para ter acesso a todos os jogos desejados.
Recentemente, um dos grandes nomes da indústria dos videogames defendeu publicamente a ideia de unir todas as plataformas de jogos em uma só.
Essa afirmação polêmica sugere a criação de um monopólio, em que todas as empresas se uniriam em uma única plataforma. Mas será que isso é realmente benéfico?
Produtor de ‘Final Fantasy XVI’ defende monopólio nos games e gera polêmica
Imagem: ‘Final Fantasy XVI’/Reprodução
Naoki Yoshida, produtor de “Final Fantasy XVI”, recentemente fez uma declaração polêmica ao afirmar que seria melhor se existisse apenas uma plataforma de games.
A questão gerou controvérsias entre os jogadores e desenvolvedores, levantando questões sobre a diversidade de escolhas e a concorrência saudável no mercado de jogos.
O empresário, conhecido por suas opiniões contraditórias, já havia causado polêmica anteriormente ao sugerir que os jogadores deveriam comprar apenas o PlayStation 5, e nenhum outro console, para poderem jogar “Final Fantasy XVI“. Agora, ele vai além e defende a ideia de que uma única plataforma seria benéfica para todos os envolvidos.
Em entrevista, Yoshida revelou:
“Plataformas de jogos… Provavelmente não deveria dizer isso, mas… Eu gostaria que houvesse apenas uma [plataforma]. Seria melhor tanto para os desenvolvedores quanto para os jogadores”, afirmou a um canal do YouTube tailandês.
Seria adequada uma única plataforma?
Vale ressaltar que a indústria de jogos é altamente competitiva, e a concorrência entre as plataformas é essencial para impulsionar o crescimento e a evolução do setor.
Além disso, a variedade também cria certa identidade de cada tipo de game, que atrai determinado público de acordo com suas exclusividades.
Embora o processo de otimização seja facilitado, a arrecadação de lucros de certa franquia poderia ofuscar qualquer lançamento de indie games, dada a popularidade dos jogos AAA.
Em relação à antiga polêmica em torno da versão de PC de “Final Fantasy XVI”, Yoshida inicialmente afirmou que não haveria uma versão para PC, mas depois confirmou que o jogo também será lançado para essa plataforma.
Em meio às repercussões, o público e os fãs da franquia de “Final Fantasy” aguardam ansiosamente pela versão, sem data marcada, para PC.