Adeus a um mestre do terror: morre diretor de 'O Exorcista'
Tristeza aos fãs do gênero de terror. William Friedkin, diretor de um dos maiores clássicos do gênero, 'O Exorcista', morreu aos 87 anos de idade.
O mundo do cinema lamenta a perda de um grandioso diretor. William Friedkin, famoso pela direção de “O Exorcista”, faleceu na última segunda (7/8). O anúncio foi feito por sua esposa, Sherry Lansing, conforme informado pelo Deadline.
A obra de Friedkin engloba produções de destaque, como “Os Rapazes da Banda”, “Viver e Morrer em Los Angeles”, “Regras do Jogo” e, é claro, “O Exorcista”. Este último, um dos maiores pilares do cinema de terror, é consagrado como um clássico influente, mesmo nos dias atuais.
Foto: Legião dos Heróis/Reprodução
Diretor ficou conhecido no cinema por seus trabalhos notáveis
Nascido em Chicago no ano de 1935, Friedkin deu os primeiros passos de sua carreira no universo televisivo. Sua incursão no cinema ocorreu com “Good Time”, lançado em 1967. Em 1972, ele deixou sua marca na história ao conquistar o cobiçado Oscar de Melhor Diretor por seu trabalho em “Operação França”.
Sua nomeação competiu com renomados cineastas, como Stanley Kubrick (“Laranja Mecânica”), Peter Bogdanovich (“A Última Sessão de Cinema”) e Norman Jewison (“Um Violinista no Telhado”). Além dessa honra, o filme também conquistou a vitória em outras quatro categorias, incluindo o prestigioso prêmio de Melhor Filme.
O diretor partiu tendo completado seu mais recente projeto, embora ainda não lançado. “The Caine Mutiny Court-Martial” está agendado para sua estreia no Festival de Veneza deste ano, previsto para setembro. A criação de Friedkin permanecerá como um tributo ao seu legado duradouro na indústria cinematográfica.
Apesar de ser reconhecido por uma série de trabalhos, o mais impactante foi “O Exorcista”, no qual o diretor trabalhou com uma trama intensa, incorporando elementos grandiosos ao gênero de terror e consagrando o filme como um autêntico clássico.
No entanto, um dos aspectos mais notáveis foi o fato de que a realização desse filme enfrentou uma série de desafios, incluindo incêndio no set e casos de atores que tiveram problemas de saúde mental após as filmagens.
Há muitos que acreditam que o cenário de “O Exorcista” foi alvo de uma maldição, devido aos problemas ocorridos e à incursão de Friedkin em território desconhecido.