Virando a página: estúdios e sindicato retomam negociações para buscar o fim da greve
Os estúdios e o sindicato dos roteiristas estão retomando as negociações para encontrar um fim da greve que paralisou parte da indústria.
O drama dos roteiristas e estúdios de cinema e televisão parece estar chegando a um interessante ponto de virada. Depois de muito tempo de impasse e tensões, existem alguns sinais de que podemos estar prestes a encontrar uma saída e determinar o fim da greve.
Isso porque, nesta sexta-feira, os representantes dos estúdios de Hollywood, por meio da Aliança de Produtores de Cinema e TV (AMPTP, como é a sigla em inglês), buscaram contato com o sindicato dos roteiristas (WGA) para retomar as negociações e buscar um fim vantajoso e satisfatório para todos os envolvidos.
Quem deu a informação foi a Variety. Já na última sexta-feira (4/8), deve acontecer uma reunião entre a principal negociadora da WGA, a advogada Ellen Stutzman e a presidente da AMPTP, Carol Lombardini.
Greve dos roteiristas
Imagem: Movie TV Tech Geeks/Reprodução
Desde o dia 1º de maio, quando comemoramos o Dia do Trabalhador, os roteiristas entraram oficialmente em greve depois das negociações iniciais com os estúdios terem se provado infrutíferas. O sindicato fez vários pedidos, como os seguintes:
- mudança no cálculo de pagamentos residuais — Quando a obra continua sendo exibida na TV e no streaming;
- proteção contra o uso de inteligência artificial na produção de séries e filmes;
- regulamentação sobre a estrutura das salas de roteiristas de TV.
Já no dia 14 de julho, a greve se tornou ainda mais forte, com o sindicato dos atores de Hollywood (SAG-AFTRA) se unindo aos roteiristas no movimento. O resultado vai bem além do que se imaginava inicialmente, com a maioria das produções filmadas nos Estados Unidos paralisadas.
Como consequências, várias dessas produções tiveram a data de estreia, que já estava definida, alterada, inclusive alguns grandes nomes, como “Kraven, o Caçador” e a aguardada continuação de “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso”.
Em mensagem oficial aos membros, o sindicato ainda garantiu que:
“Estaremos em comunicação com vocês em breve, após a primeira reunião, para dar mais informações. Como dissemos antes, tomem cuidado com rumores. Sempre que tivermos notícias para compartilhar, falaremos diretamente com vocês”.