Conheça IMAX: a tecnologia de cinema que agrada de cinéfilos a diretores
Com imagens de tirar o fôlego e som imersivo, esse formato proporciona uma jornada além da tela convencional. Descubra como o IMAX encanta o público com sua qualidade e cria uma nova dimensão para as produções cinematográficas.
Foto: Reprodução/Jovem Nerd
Se você já foi ao cinema alguma vez, talvez você tenha percebido que algumas salas são classificadas como salas IMAX.
Normalmente essas salas oferecem uma maior qualidade para o espectador, porém, os ingressos para assistir alguma produção nesse tipo de sala normalmente tem valores mais altos do que ingressos para as salas comuns.
Apesar de não ser muito conhecida pela maioria das pessoas, esta tecnologia já está há algum tempo no mercado e é defendida por grandes nomes da indústria cinematográfica, como Christopher Nolan, que utiliza o formato IMAX desde “Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008)”.
Mas afinal, quem inventou esse tipo de tecnologia e quais são os grandes benefícios que ela pode trazer ao assistir a um filme? Será que vale mais a pena assistir em salas comuns e pagar menos? Entenda abaixo!
O que é IMAX e quem inventou?
O formato IMAX nasceu em 1970 e foi criado pela IMAX Corporation, uma empresa canadense. A primeira projeção de um filme em formato IMAX ocorreu no Japão na chamada Expo ‘70, enquanto a primeira sala dedicada somente ao formato foi inaugurada em Toronto, em 1971, no Cinesphere. O filme exibido no dia foi “North of Superior”.
No Brasil, as coisas demoraram um pouco mais para acontecer: em 1997 ocorreu a primeira projeção de um filme IMAX no país, mas só muitos anos depois, em 2009, na cidade de São Paulo, é que foi criada a primeira sala exclusiva para o formato.
Hoje em dia já existem diversas salas IMAX espalhadas por várias cidades e metrópoles do país, como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, entre outras.
Mas o que o formato oferece de diferente?
O IMAX garante uma experiência mais imersiva e de maior qualidade aos espectadores e suas salas de reprodução possuem um design totalmente diferente das salas convencionais.
O fator de maior diferencial são as medidas e tamanhos da sala de reprodução: enquanto as salas IMAX possuem um tamanho padrão de 16,1 metros de altura por 22 metros de largura e uma área total de quase 355 m², as salas comuns normalmente possuem 180 m².
Além disso, os filmes produzidos para serem exibidos nesse tipo de sala utilizam câmeras e tecnologias mais robustas, com filmes de 70mm, geralmente (para comparar, os filmes de 35mm são o padrão da indústria).
Prós e contras do formato
Como já mencionado, as salas de cinema IMAX possui uma disposição de um design um pouco diferente das salas convencionais. Por isso, confira abaixo uma lista de prós e contras das salas de cinema IMAX:
-
Os filmes utilizados no IMAX são de 70mm de espessura. Este tipo de material garante um maior nível de detalhes visuais às produções.
-
Neste formato, as telas são grandes e arredondadas, de 16,1 metros de altura por 22 metros de largura, em uma área total de quase 355 m².
-
Ainda sobre as telas, no IMAX elas possuem resolução de 10.000 por 7.000 pixels, enquanto em exibições convencionais, a resolução é de 2.048 por 1.080 pixels.
-
Os acentos são distribuídos em formato angular e as paredes são inclinadas. Desta forma, os espectadores conseguem enxergar as projeções de todos os cantos.
-
O som também é um grande diferencial, já que as salas IMAX possuem 15.000 watts de potência, com 12.1 canais distribuídos pela sala, sendo sete canais surround tradicionais, um canal subwoofer e cinco canais no teto.
-
Essa sala também utiliza um sistema de luz a laser, com 2 potentes projetores.
-
Os filmes para esse formato normalmente são mais caros do que os produzidos para salas convencionais, já que o IMAX utiliza câmeras pesadas e específicas.
-
Os ingressos possuem valor mais alto para salas IMAX do que para as sessões convencionais.
Concorrentes do IMAX
É claro que, além do IMAX, existem outros formatos que também proporcionam uma qualidade melhor do que as salas de cinema convencionais. A rede Cinemark, por exemplo, possui salas XD, que utilizam desta tecnologia, além de um sistema de som de 12 mil watts de potência e uma tela que é 70% maior do que uma tela de sala comum.
Já a rede Cinépolis também investe em inovação, oferecendo aos seus clientes salas 4DX e Macro XE. No primeiro caso, as cadeiras interagem com as cenas do filme. Já o segundo, o Macro XE, é considerado uma espécie de concorrência ao IMAX, visto que o formato oferece projetores 4K e som com 13 mil watts de potência.
O que é o IMAX Enchanced?
Este recurso está presente em serviços de streaming. O IMAX Enchanced serve como um selo de aprovação para TVs e soundbars. Ele surgiu em 2018 através de uma parceria entre as empresas IMAX e DTS. O objetivo da tecnologia é levar a qualidade do cinema para os aparelhos domésticos.
Os aparelhos com certificado IMAX Enchanced são capazes de reproduzir filmes com uma qualidade bem próxima a do cinema Air Max. Para TVs, o certificado está disponível como IMAX Mode e, em aparelhos sonoros, a tecnologia IMAX Signature Sound se faz presente.
Atualmente, o recurso está disponível no Disney+. Se ativada a tecnologia em TVs sem o IMAX Mode ou em soundbars sem o IMAX Signature Sound, serão exibidas para o usuário apenas algumas cenas no aspecto 1:9:1, usado nas filmagens e exibida nos cinemas IMAX.
E, é claro, se o usuário possuir os aparelhos de imagem e som necessários para o formato, as produções, as cenas serão exibidas de forma bem similar às sessões IMAX de cinema.