Sistema wireless? Cientistas desenvolvem método de carregamento totalmente SEM fio

O novo sistema permitiu eficiência no carregamento, mesmo mantendo distância entre os dispositivos de carga. Confira!

Na era digital em que a humanidade se encontra, os celulares tornaram-se uma espécie de extensão do corpo. Com eles, temos acesso a quase todo tipo de informação na palma de nossas mãos.

Por isso, a duração de suas baterias é de grande preocupação, tanto para os usuários quanto para a indústria, que visa ao aprimoramento do desempenho dos dispositivos. Afinal, praticamente todos os usuários de smartphones já se encontraram em uma situação importante na qual precisavam recarregar seus celulares desesperadamente.

Nesse cenário, um incômodo comum reside no simples ato de se limitar a um espaço de acordo com o tamanho do fio dos carregadores. Isso possibilitou a criação de powerbanks, que são basicamente carregadores portáteis, porém pouco convenientes devido ao seu tamanho. Contudo, surge uma luz de esperança e inovação: um carregador totalmente sem fio!

Cientistas desenvolvem carregador sem fio que funciona a distância

Foto: Vitalik Radko/Creative Vista/Reprodução

Dando o primeiro passo em direção ao futuro do carregamento móvel, cientistas finlandeses da Aalto University criaram um sistema capaz de carregar uma bateria de modo eficiente e 100% sem fio.

Carregadores wireless não são exatamente uma novidade. Os celulares de última geração já podem se conectar a um carregador sem usar nenhum tipo de cabeamento. No entanto, até o momento, é necessário que haja um contato entre o dispositivo e uma espécie de plataforma, que é a fonte de energia.

Embora pareça interessante, isso é tão pouco conveniente quanto os carregadores com fio, pois o uso continua totalmente limitado. No entanto, com o novo sistema desenvolvido pelos engenheiros da Finlândia, é apenas uma questão de tempo até que o uso de cabos seja ultrapassado.

Carregando de longe: funcionalidade do sistema

Foto: Nam Ha-Van/Aalto University/Reprodução

De acordo com o estudo publicado, os pesquisadores conseguiram manter uma distância de até 18 centímetros e continuar com o carregamento. Eles utilizaram duas antenas em loop e a indução magnética, alcançando uma taxa de transferência de energia de mais de 80%.

O problema enfrentado, até então, era a perda radiativa que ocorre com o distanciamento. Porém, conforme explica o autor do estudo, Nam Ha-Van:

“Quando as correntes nas antenas de loop possuem amplitudes iguais e fases opostas, é possível cancelar a perda de radiação, aumentando, assim, a eficiência.”

Foi exatamente a atenuação da perda eletromagnética que fez deste sistema uma grande inovação, que pode representar um grande avanço para o futuro, auxiliando em diversas áreas de nossas vidas.

Vale ressaltar que os cientistas desenvolveram apenas o sistema de carregamento, sem a criação de um modelo comercial. Este deve ser criado a partir do aprimoramento da descoberta. Mesmo assim, o estudo fortalece o desenvolvimento científico e revela o intenso trabalho de pessoas dispostas a melhorar o futuro da humanidade.

você pode gostar também