Trânsito nunca mais! Google quer dar fim a engarrafamentos com novo sistema; conheça
Por meio de redes móveis e dados de satélite, novo sistema pretende controlar e analisar as vias para melhorar o fluxo dos automóveis.
As possibilidades abertas pela evolução da tecnologia parecem ser imparáveis, a cada dia um aparelho ou ideia é lançada com a promessa de solucionar questões que sequer pensávamos.
Assim, as inovações conseguem auxiliar os problemas cotidianos enfrentados no mundo inteiro, como o trânsito, por exemplo, que se tornou uma grande dor de cabeça para os motoristas de grandes cidades.
No entanto, o Google se mostra preocupado com a qualidade de vida das pessoas e parece estar trabalhando em uma iniciativa para resolver as questões dos engarrafamentos frequentes.
A empresa tem em mente a integração de um sistema inteligente aos semáforos, visando otimizar o fluxo do tráfego de maneira mais eficiente.
Google quer acabar com trânsito por meio de nova estratégia
Foto: iStock/Reprodução
A ideia revolucionária tem como objetivo acabar com um desafio constantemente enfrentado pelos motoristas em todo o mundo, o congestionamento intenso.
Segundo a companhia, os semáforos serão controlados por um sistema que ajustará e monitorará os sinais via satélite, garantindo uma maior fluidez nas vias.
Usando a união de dados de satélite e redes móveis de telefonia, o Google poderá analisar em tempo real o tráfego nas ruas e decidir quais os melhores meios para descongestioná-las. Além disso, o foco do programa será a conexão do sistema com carros autônomos.
Será o fim do engarrafamento?
Infelizmente, o sistema ainda está sendo planejado e será testado inicialmente na região de Ática, na Grécia. Não há informações de outras localidades que serão contempladas com essa tecnologia, tampouco uma data definida para o lançamento do programa.
Mas vale ressaltar que o projeto caracteriza um avanço significativo na solução de problemas urbanos. Unindo o planejamento do Google com o crescente uso de carros autônomos, o trânsito pode ser solucionado em poucos anos.
A novidade vem acompanhada de uma nova interface do Google Maps, que agora possibilita uma interação aprimorada do motorista com o aplicativo, deixando a barra de opções no canto da tela e mais próxima do usuário.