Disputa judicial pode mudar rumos do Twitter: nova marca com X será barrada?
Descubra as possíveis consequências da bombástica mudança do logo do Twitter e as disputas com outras gigantes de tecnologia pelo uso da marca.
O Twitter surpreendeu o mundo ao revelar uma mudança no logo da rede social: um X substituiu o tradicional pássaro azul. No entanto, a novidade pode acarretar desafios legais para a rede social do bilionário Elon Musk.
Outras gigantes da tecnologia, como a Meta (dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e a Microsoft, já possuem registro e direito de propriedade do uso da letra X.
Além delas, existem cerca de 900 registros de marcas que apresentam a letra X em diferentes setores nos Estados Unidos. Essas empresas também podem questionar o uso da marca na justiça.
De acordo com registros no United States Patent and Trademark Office (órgão equivalente ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial no Brasil), a Meta obteve o registro da marca em 2019, apresentando o lado esquerdo do X na cor branca e o lado direito em azul.
A empresa incluiu uma ampla variedade de serviços para o uso da marca, incluindo redes sociais, softwares de computador e videogames.
No caso da Microsoft, o registro data de 2003, porém não está claro se pertence exclusivamente à marca Xbox. No documento, está especificado que o logotipo X pode ser utilizado em jogos de computador e em consoles de videogame.
Nova marca do Twitter
A substituição do logotipo do Twitter gerou uma série de especulações sobre o futuro da empresa de Elon Musk, que adquiriu a plataforma em 2022. Além de marcar um possível rebranding, a mudança representa uma sinalização sobre a direção dos negócios do bilionário, que vem implementando diversas alterações na rede social.
Foto: Reprodução/Twitter
No dia 23 de julho, Elon Musk começou a dar pistas sobre uma mudança iminente. Em seus tweets, ele se despediu do icônico pássaro do Twitter e sugeriu a alteração.
No final desse mesmo dia, o bilionário compartilhou uma foto de um prédio com o X projetado e, pouco depois, revelou o novo logotipo do Twitter, que imediatamente se tornou sua foto de perfil.
O objetivo do empresário é alinhar a identidade do Twitter com suas outras empresas, as quais já incorporam o X em seus nomes ou produtos. Essa mudança drástica no logo do Twitter reflete as transformações em curso desde que a empresa passou a ser comandada por Musk.