Hollywood em crise: ator fala sobre os salários residuais por 'The Big Bang Theory' na era do streaming
Atores enfrentam desafios com ganhos residuais em streaming. Greve destaca desigualdades e busca por remunerações mais justas.
A indústria cinematográfica e televisiva encontra-se em meio a uma efervescente greve dos atores. Esta manifestação tem ganhado destaque significativo desde o dia 13 de julho, quando o sindicato dos atores tomou a decisão de paralisar suas atividades em busca de melhores condições de trabalho e remuneração adequada para os artistas.
Essa movimentação tem trazido à tona uma série de questões profundamente relevantes no quesito da valorização dos profissionais que se dedicam arduamente às artes cênicas.
Um dos principais pontos de discussão nessa greve diz respeito ao tratamento, muitas vezes inadequado, e aos desrespeitos enfrentados pelos atores no decorrer de suas carreiras.
Apesar de seu grande esforço e da importância fundamental que desempenham no processo criativo de produções audiovisuais, os artistas muitas vezes se deparam com condições precárias de trabalho e remuneração insatisfatória.
Essa disparidade entre o valor que os atores agregam às obras e sua remuneração tem sido uma das principais motivações para a paralisação.
Kevin Sussman e o dilema do streaming
Kevin Sussman, o carismático ator que interpreta o personagem Stuart na aclamada série “The Big Bang Theory”, abordou recentemente em público as dificuldades que ainda enfrenta em decorrência do seu envolvimento com a produção.
Ao contrário do que se poderia imaginar, o ator não expressou qualquer descontentamento em ter feito parte da icônica série. Pelo contrário, seu vínculo com o programa é claramente apreciado e valorizado.
Contudo, o que Kevin Sussman constatou foi que sua participação financeira nos lucros provenientes das exibições em plataformas de streaming de filmes e séries é consideravelmente inferior ao que ele receberia se sua atuação fosse veiculada exclusivamente na televisão tradicional.
Este cenário evidencia um importante dilema enfrentado por muitos atores que tiveram o privilégio de integrar produções de sucesso em uma era em que o streaming se tornou uma força dominante no mercado de entretenimento.
‘The Big Bang Theory’
A série fez sua estreia brilhante em 24 de setembro de 2007 e, desde então, tornou-se uma das séries de comédia mais amadas de todos os tempos. Criada por Chuck Lorre e Bill Prady, a história gira em torno de um grupo de cientistas brilhantes, porém socialmente desajeitados, e de suas vidas em Pasadena, Califórnia.
Foto: Warner Bros./ Reprodução
Com 12 temporadas de pura diversão, “The Big Bang Theory” conquistou um lugar especial nos corações dos espectadores. A série foi exibida originalmente pela CBS nos Estados Unidos e em diversos outros países ao redor do mundo, tornando-se um fenômeno global.
Salários residuais
Para continuarmos no assunto levantado por Kevin, precisamos entender a mudança da televisão para o streaming. Essa transição trouxe consigo uma série de desafios e questões, especialmente no que se refere aos salários residuais dos atores envolvidos nas produções.
Estes ganhos referem-se aos pagamentos adicionais que os atores recebem além de seu pagamento inicial, sempre que a obra é exibida ou disponibilizada em outras plataformas, como TV a cabo, reprises, ou, no caso do streaming, sempre que o conteúdo é assistido por um novo espectador.
Antigamente, na televisão tradicional e nas vendas de DVDs, os acordos contratuais geralmente asseguravam aos atores uma parcela justa dos lucros gerados por essas exibições adicionais. Entretanto, no cenário do streaming, isso é diferente.
Alguns serviços de streaming oferecem acordos fixos ou taxas de licenciamento, o que limita as oportunidades para os atores receberem benefícios residuais com base na popularidade ou no desempenho contínuo da obra. Em uma entrevista concedida ao Deadline, uma fala de Kevin que merece destaque é:
“O grande problema para mim é a recompensa residual do streaming. Estou ciente de que esse problema não foi percebido por anos. Surpreende-me que a greve tenha esperado tanto tempo. Observei como os direitos residuais das minhas próprias séries decaíram quando foram convertidos para o streaming.”