Olhe para o céu: chuva de meteoros Perseidas é visível nestas regiões do Brasil
A chuva de meteoros ocorre até dia 24 de agosto e pode ser vista a olho nu de diversos pontos da Terra, incluindo em algumas áreas do território brasileiro.
O Universo, em toda a sua infinidade, é uma fonte inesgotável de descobertas e fenômenos espetaculares, admirados pelos seres humanos há milênios. Muitos eventos cósmicos e corpos celestes possuem grande significado para a humanidade, além de proporcionarem uma visão profunda sobre o espaço que nos cerca.
Embora não seja uma busca constante da população em geral, os eventos observados no céu noturno fascinam qualquer um. Por isso, fenômenos como um eclipse, uma conjunção planetária ou até mesmo a visão de estrelas são aguardados ansiosamente por muitos, devido à sua beleza incomparável.
Agora, um evento astronômico muito aguardado desperta a empolgação humana ao se apresentar em um espetáculo de luzes dançantes no céu. Uma chuva de meteoros, que pode ser vista de muitos lugares, está acontecendo neste exato momento.
Chuva de meteoros Perseidas está acontecendo neste exato momento
Foto: Pexels/Reprodução
Nesta época do ano, entre julho e agosto, o planeta Terra está passando por uma nuvem de detritos cósmicos, deixada no espaço pelo rastro do cometa conhecido como “Swift-Tuttle“. Todo ano, passamos por um local como esse, cruzando a órbita do cometa, que leva 133 anos para dar uma volta completa em torno do Sol.
Infelizmente, não veremos este cometa tão cedo, já que sua última aparição ocorreu no início da década de 90. Ainda assim, podemos contemplar as estrelas cadentes que sucedem sua passagem.
Embora sejam chamadas estrelas, na realidade, a luz e calor que observamos são o resultado da passagem de um detrito sólido pela nossa atmosfera terrestre. Esse fenômeno manifesta-se através do atrito gerado pelo contato da rocha veloz com os componentes do ar.
E quer saber o melhor? O evento é visível a olho nu e ocorrerá entre 17 de julho e 24 de agosto, tendo um pico de passagens no segundo fim de semana de agosto, com quase 100 aparições de meteoros por hora, no ápice!
Como observar o espetáculo de luzes?
A poluição luminosa, resultante da iluminação artificial da Terra proveniente de lâmpadas e lanternas, impede uma visualização adequada do céu noturno. Portanto, a melhor alternativa é fazer a observação durante a madrugada, quando a maioria das luzes está apagada.
Além disso, é importante estar em um local com a menor poluição atmosférica possível, afastando-se de grandes metrópoles. Ainda é aconselhável ficar por um tempo observando o céu, para que os olhos se acostumem com a escuridão.
Onde será visível e qual é o melhor dia para assistir ao evento?
Infelizmente, a chuva de meteoros só poderá ser vista no Hemisfério Norte da Terra, sendo pouco visível nas regiões do Nordeste e Norte do Brasil.
O melhor dia para a observação será entre 12 e 13 de agosto ou até mesmo no dia 16 do mesmo mês, quando a Lua estará em sua fase de Lua Nova, com brilho muito baixo, evitando a interferência de luz.
De toda forma, visível ou não, o evento próximo à constelação de Perseu é magnífico e traz reflexões acerca da grandiosidade e beleza do nosso Universo.