O sorriso macabro que deu vida ao Coringa: conheça a inspiração literária por trás do icônico vilão
'O Homem que Ri', de Victor Hugo, inspirou a criação do vilão Coringa.
Explore o intrigante universo da literatura e do cinema e descubra a fascinante história do “Homem que Ri”, um conto que serviu como fonte de inspiração para um dos mais icônicos vilões dos quadrinhos e do cinema, o Coringa.
Escrito pelo famoso autor francês Victor Hugo, esse conto gótico do século XIX narra a história do jovem Gwynplaine, cujo destino é tragicamente marcado por uma grotesca e permanente expressão de sorriso.
‘Homem que ri’ foi a inspiração para Coringa da DC Comics
Imagem: Plano Aberto/Reprodução
Na história de Victor Hugo, o pai de Gwynplaine é acusado de conspirar contra o rei e, consequentemente, é condenado à morte por enforcamento.
Como parte da punição, o rosto de seu filho é cortado em um formato grotesco de um sorriso perpétuo, criando uma aparência desfigurada e aterrorizante. O corte é feito para que ele ria de seu pai.
A conexão entre Gwynplaine e o Coringa reside, principalmente, na aparência grotesca e no sorriso permanente do protagonista do conto. Assim como o Coringa, o sorriso desfigurado do personagem do escritor francês é uma marca de sua tragédia pessoal, o que o torna assustador e fascinante.
A figura de um homem com um sorriso macabro influenciou diretamente a concepção do visual do Coringa, com sua característica risada maníaca e maquiagem de palhaço.
Além disso, ambos os personagens compartilham uma profunda história de sofrimento e marginalização social. Gwynplaine foi vítima de uma punição cruel e desumana na infância, enquanto Coringa é, muitas vezes, representado como um indivíduo traumatizado por situações trágicas em sua vida.
Essas experiências traumáticas moldaram suas personalidades e os levaram a abraçar o caos e a insanidade como uma forma de lidar com a dor.
Mais tarde, o livro de Victor Hugo ganhou uma adaptação cinematográfica e teve um filme lançado em 1928. O ator Conrad Veidt interpretou o protagonista e sua imagem foi uma verdadeira inspiração para a criação do Coringa.
Em uma entrevista, Bob Kane, um dos criadores do vilão que chegou ao público em 1940, comentou como surgiu sua inspiração para o personagem.
“Bill [Finger] e eu criamos o Coringa. Bill era o escritor. Jerry Robinson veio até mim com uma carta de baralho do Coringa. Essa é a maneira como eu resumo. Mas ele parecia Conrad Veidt. Então, Bill tinha um livro com uma foto de Conrad Veidt, ele mostrou para mim e disse: ‘Aqui está o Coringa’.”