Saiba por que os fogões a gás podem ser PROIBIDOS nos EUA e como substituí-los

Os tradicionais fogões a gás estão ameaçados e podem ser proibidos devido a uma preocupação global. Entenda!

No cenário atual de crescente preocupação com a sustentabilidade e a mudança climática, medidas ousadas e inovadoras têm sido propostas em todo o mundo para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e minimizar o impacto ambiental.

Assim, os Estados Unidos, sendo uma das maiores economias globais e um dos principais emissores de carbono, têm sido objeto de atenção especial no que diz respeito às suas políticas ambientais. Entre os produtos que estão ameaçados por lá estão os fogões a gás, devido às suas emissões de gases poluentes.

Fogões a gás podem ser proibidos nos Estados Unidos

Imagem: Kwon Junho/Unsplash

É difícil imaginar, principalmente para os brasileiros, fogões que funcionem sem a utilização do gás de cozinha. Mesmo com aparelhos bem mais modernos, os modelos tradicionais seguem sendo os favoritos no nosso país.

Apesar de estar presente nos lares há décadas, esse produto, tão conhecido para preparar alimentos, tem sido alvo de uma possível proibição que deve começar pelos Estados Unidos.

Isso porque os fogões que utilizam o gás liquefeito estão entre os produtos que mais emitem gases poluentes. Devido à sua utilização cotidiana, a emissão de tais gases ocorre diariamente.

Durante a queima do gás natural ou do GLP (gás liquefeito de petróleo), são liberados dióxido de carbono (CO2) e outros gases de efeito estufa na atmosfera. Esses gases são responsáveis pelo aquecimento global e pelas mudanças climáticas que estamos enfrentando atualmente.

Além disso, a queima de gás pode liberar pequenas quantidades de poluentes atmosféricos, como óxidos de nitrogênio (NOx) e monóxido de carbono (CO), que contribuem para a poluição do ar e afetam a qualidade do ar que respiramos.

Opções para substituir o fogão a gás

Fogão Elétrico

Os fogões elétricos, obviamente, utilizam energia elétrica para aquecer as placas ou bobinas onde as panelas são colocadas. Eles estão amplamente disponíveis e são fáceis de usar, entretanto, seu impacto ambiental depende da fonte de geração de energia elétrica da região.

Assim, se a energia for proveniente de fontes renováveis, como solar, eólica ou hidrelétrica, o fogão elétrico é uma opção mais sustentável.

Fogão de Indução

Os fogões de indução utilizam campos eletromagnéticos para aquecer diretamente as panelas ou frigideiras de metal. Eles são altamente eficientes, pois aquecem apenas o recipiente de cozimento, reduzindo o desperdício de energia. Contudo, requerem panelas específicas que sejam compatíveis com a tecnologia de indução.

Imagem: Reprodução/Midea

você pode gostar também