Boicote? Twitter decide limitar pesquisas sobre o Threads na plataforma
A chegada do Threads, rede social para textos curtos e rápidos, agitou a internet nos últimos dias. Para evitar o 'boom' causado pela nova concorrente, o Twitter decidiu limitar as pesquisas dentro da plataforma.
E aí, você já entrou no Threads? A nova rede social lançada pela Meta, como uma espécie de extensão do Instagram, mal chegou e já deu o que falar.
Muitas pessoas notaram a semelhança da novidade com o Twitter, inclusive aquelas que estão à frente da rede social do passarinho, que, por sua vez, decidiram tomar uma providência: limitar as pesquisas relacionadas ao Threads dentro da plataforma.
A ação, no entanto, foi realizada de forma um tanto discreta. Os próprios usuários começaram a perceber que não conseguiam encontrar nada sobre o Threads dentro do Twitter, mesmo realizando pesquisas diretas a respeito.
A falta de resultados nas buscas chamou a atenção, pois a rede social estava repleta de links da nova plataforma. Por isso, as pessoas começaram a perceber e, em seguida, a comentar sobre isso.
Foto: Diego Thomazini/Shutterstock
Entenda o que acontece com a pesquisa
O problema pode surgir de várias formas. Um exemplo é quando a pessoa utiliza o operador de pesquisa “url”, que é usado para links que direcionam a um endereço específico na internet.
Quando a pessoa utiliza a “url:threads.net”, nenhum resultado aparece. Se ela adiciona “threads.net” na pesquisa, os resultados que surgem são irrelevantes.
Essa baixa resposta não faz sentido, afinal, o Threads é um dos assuntos mais falados atualmente, por isso deveria ser uma pesquisa com vários resultados.
Por isso, uma forma de driblar isso seria adicionar um espaço entre as palavras “threads” e “net”. Então, a pesquisa ficaria assim: “url:threads net”.
Twitter permaneceu em silêncio
O Twitter não confirmou nem desmentiu as percepções dos usuários a respeito de uma possível limitação aos temas relacionados ao Threads em sua plataforma.
No entanto, não se pode negar que essa pode ser uma estratégia que a rede social adotou para barrar o conteúdo da plataforma que agora é sua concorrente direta.
Muitos acreditam que essa pode ter sido uma recomendação de Elon Musk, o dono do Twitter. Ele fez duras críticas à nova rede social e demonstrou ter ficado bastante incomodado com o surgimento repentino da concorrência direta. Musk chegou a chamar o Threads de “trapaça”.
E não para por aí, isso porque o Twitter ameaçou processar a Meta – empresa proprietária do Instagram e do Threads – por apropriação indevida de propriedades intelectuais e segredos comerciais.
Nova rede social gerou dúvidas
Com ou sem as limitações do Twitter, o Threads está por aí e entrega um serviço bem semelhante ao que já existe. No entanto, resta saber se a rede social vai ganhar fama e se consolidar no mercado. Até o momento, os usuários têm dúvidas se vão ou não continuar conectados por lá.