Bomba fantasma: novo golpe dos postos de combustíveis engana consumidores
Vídeo viral desmascara a fraude das bombas fantasma e levanta alerta sobre ações fraudulentas nos postos de gasolina.
Um novo golpe tem chamado a atenção dos consumidores e se espalhado rapidamente pelas redes sociais nos últimos dias, revelando uma prática fraudulenta nos postos de combustíveis: as chamadas “bombas fantasmas”.
Um vídeo compartilhado na internet mostra um cliente confrontando uma frentista em um posto de gasolina, localizado em uma rede de supermercados na região de Goiás.
O motivo da discussão é o abastecimento que supostamente estaria sendo feito por uma bomba fantasma.
Conheça o golpe conhecido como ‘bomba fantasma’
Trata-se de um truque utilizado por alguns postos de combustíveis para enganar os clientes. Eles são levados a acreditar que o combustível está sendo inserido no tanque do veículo, quando, na realidade, não há líquido algum saindo da bomba para abastecer o carro.
No vídeo que viralizou, fica evidente a atuação da chamada ‘bomba fantasma: enquanto o contador continua girando, o cliente pede à frentista que retire o bico do bocal do veículo. A funcionária reluta, mas acaba cedendo. Porém, ela tenta desligar o gatilho antes de remover completamente o bico.
Ela argumenta que o combustível derramará no carro do cliente, mas ele insiste para que ela mantenha o gatilho pressionado, pois o abastecimento não deve ser interrompido. Ao retirar o bico do bocal, o contador de litros e o valor a ser pago continuam a aumentar normalmente, mas nenhum combustível é efetivamente fornecido.
Em uma entrevista ao G1, Douglas Rodrigues, o cliente que denunciou o golpe, afirmou que essa foi a terceira vez que se deparou com a situação no mesmo posto. Ele também mencionou que já havia alertado o gerente do estabelecimento em ocasiões anteriores.
Diante desse golpe recorrente, o consumidor tomou uma melhor decisão após se tornar vítima da bomba fantasma: ele tentou argumentar com o responsável pelo posto, que era o gerente, e conseguiu um desconto no valor a ser pago devido ao “problema técnico”. Além disso, ele decidiu buscar ajuda em instâncias superiores.
Após ser vítima pela terceira vez no último dia 7 de maio, o cliente acionou o Procon de Goiás, órgão fiscalizador do estado. O superintendente Levy Rafael Cornélio compareceu ao posto de gasolina e notificou o estabelecimento, solicitando a apresentação dos relatórios de manutenção dos equipamentos, incluindo a bomba fantasma em questão.
Os testes realizados para verificar a litragem dos combustíveis apresentaram resultados positivos. No entanto, o Procon ainda não pode confirmar se foi utilizado algum dispositivo eletrônico para alterar a quantidade de combustível efetivamente inserida no tanque, gerando assim o efeito fantasma no equipamento.
Como o Procon não tem autorização para abrir a bomba, o órgão solicitou a ajuda da Polícia Civil de Goiás e o caso será investigado pela Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon).
Segundo o G1, outros postos de combustíveis da cidade também foram denunciados pela mesma prática e serão igualmente investigados.
Imagem: Postos ALE/Reprodução
O que fazer ao encontrar uma bomba fantasma?
Diante dessa descoberta alarmante, os consumidores devem estar atentos ao abastecer seus veículos. É fundamental verificar se o combustível está sendo de fato fornecido e acompanhar o contador da bomba durante todo o processo de abastecimento.
Casos suspeitos devem ser denunciados aos órgãos competentes, como o Procon, para que as devidas investigações sejam realizadas e a fraude seja combatida.
Esse golpe reforça a importância da fiscalização e do envolvimento dos consumidores na luta contra práticas fraudulentas nos postos de combustíveis.
A transparência e a confiança devem ser pilares fundamentais na relação entre estabelecimentos e consumidores. É preciso estar atento e denunciar qualquer irregularidade para garantir um abastecimento honesto e seguro para todos.