Inclusão digital: Correios podem se tornar pontos de acesso à internet gratuita
Projeto prevê implantação de pontos de Wi-Fi nas redes dos Correios de todo o Brasil; ideia é promover acesso à internet de forma gratuita.
Desde a sua criação, os Correios desempenham um papel fundamental na conexão de pessoas e na circulação de informações por todo o país. Com o avanço da tecnologia e a importância crescente da internet no cotidiano das pessoas, o governo federal está considerando a implantação de pontos de Wi-Fi gratuito para a população nas agências.
Conforme informações do portal Tele.Síntese, essa ideia faz parte dos novos planos de reestruturação dos Correios. A intenção é promover acesso gratuito à internet para pessoas que possuem limitações no acesso à tecnologia.
“Nós temos essa função social de estar presentes em todos os municípios. Em cada município que você visita, existe uma agência. Queremos disponibilizar internet em todos os lugares para que, ao chegar na ‘praça dos Correios’, em qualquer pequena cidade, a pessoa possa acessar a internet”, disse Fabiano Silva, presidente dos Correios.
Planos: implantação de Wi-Fi gratuito nas agências dos Correios
Imagem: TudoCelular/Reprodução
Segundo o presidente dos Correios, a ideia é promover a “função social” da instituição, indo além do serviço de postagem de encomendas.
O projeto ainda está em processo de análise, em fases iniciais e em discussão com o Ministério das Comunicações (MCom). Entretanto, Silva afirma que a ideia deve avançar brevemente e se concretizar ainda este ano.
“A comunicação é uma garantia que o estado brasileiro tem que dar para que todas as pessoas, em qualquer parte do país, tenham esse direito. Quem garante isso somos nós, os Correios”, acrescenta Silva.
Os Correios possuem uma extensa rede de 9.456 pontos de atendimento em 5.553 municípios e, recentemente, anunciaram um investimento de R$ 350 milhões para a construção de mais agências em todo o Brasil.
A transformação das agências em pontos de Wi-Fi gratuito faz parte desse processo de renovação. No entanto, ainda não há prazo definido para a implementação do projeto. É importante ressaltar que a ideia não abrange os pontos de coleta dos Correios.