Decisão polêmica: Conar veta trailer de 'Barbie' para crianças com menos de 12 anos
Restrição polêmica em trailer de 'Barbie' gera debates sobre conteúdo presente em vídeo; saiba mais.
Recentemente, foram divulgadas informações sobre uma restrição imposta pelo Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) em relação à exibição nos cinemas do trailer do novo filme da Warner Bros. Discovery. A decisão veta a exibição do trailer para os menores de 12 anos de idade.
O motivo da proibição é o conteúdo considerado inadequado pelo Conselho, respaldado pelo artigo 2 do Estatuto da Criança e do Adolescente.
Intitulado “Barbie“, o filme tem previsão de estreia nos cinemas para o dia 20 de julho e conta a história de uma das bonecas mais famosas do mundo, interpretada por Margot Robbie.
A narrativa gira em torno da rotina normal de Barbie na Barbielândia, até que ela começa a perceber que as coisas não são tão perfeitas quanto parecem.
Após levantar questionamentos, Barbie é expulsa de sua cidade natal e enviada para o mundo dos humanos. Nesta nova aventura, acompanhamos Barbie tentando se adaptar ao mundo humano, uma vez que não está mais na Barbielândia.
(Foto: Reprodução)
Sobre o trailer de ‘Barbie’
O trailer do filme, no entanto, apresenta uma cena específica na qual uma criança arranca a cabeça de algumas bonecas. Esse momento é considerado inadequado e respalda a restrição para menores de 12 anos.
A relatora responsável pelo caso argumentou que as cenas apresentavam “falta de urbanidade, ausência de boas maneiras ou atos violentos/inseguros”.
Esta avaliação se baseia na Seção 11 do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária, que busca preservar os princípios éticos e respeitar a idade recomendada para determinados conteúdos.
O Conar é um órgão que tem como objetivo estabelecer diretrizes para a publicidade no Brasil, garantindo a ética e a responsabilidade dos anúncios. Nesse contexto, sua função é avaliar se o conteúdo publicitário respeita as normas e diretrizes.
Dessa forma, a decisão do Conar em proibir a exibição do trailer do filme “Barbie” em salas de cinema com crianças menores de 12 anos baseia-se em uma interpretação das normas vigentes sobre a proteção da infância.
O objetivo é evitar uma exposição precoce a conteúdos considerados impróprios ou inadequados para determinadas faixas etárias.