Soneca antissinais? Este hábito diário pode retardar o envelhecimento, diz estudo
Em meio a estudos e novas descobertas, constatou-se que alguns minutos de sono durante o dia podem ser benéficos à saúde geral e ao funcionamento cerebral. Saiba mais abaixo.
A qualidade do sono é algo que influencia diversos aspectos em relação à saúde, assim como no nível de concentração para desenvolver algumas atividades no decorrer do dia.
Muitos estudos são desenvolvidos nesse contexto para avaliar o impacto das horas de sono na vida das pessoas. Nesse sentido, resultados recentes divulgados por pesquisadores apontam a importância que tem o sono da tarde.
Soneca diária que revigora
Para algumas pessoas, um cochilo ao longo da tarde é algo comum. Isso se inicia no período da primeira infância, quando os bebês necessitam desse momento para ajudar a manter o seu desenvolvimento.
No entanto, com o passar dos anos, as pessoas ficam cada vez menos possibilitadas de realizar essa prática, uma vez que surgem demandas de estudo e trabalho.
Mas um estudo recente, realizado no Reino Unido, apontou a importância do sono da tarde e como essa prática é de fato benéfica para o desenvolvimento cerebral. Além disso, ela também impacta no aparecimento de sinais do envelhecimento.
Mais de 30 mil pessoas com idades entre 40 e 69 anos participaram da pesquisa. Após a avaliação dos participantes, foi possível observar que as pessoas que mantinham um sono frequente durante a tarde tinham 15 centímetros cúbicos a mais no tamanho do cérebro em relação às que não cochilavam.
Por sua vez, isso influencia na desaceleração do envelhecimento de aproximadamente três a seis anos. Importante dizer que existe um processo natural de encolhimento do cérebro com a idade e a mudança na rotina. Mas, com a redução de tempo livre, há diminuição na possibilidade de algumas pessoas tirarem uma soneca.
Um dos fatores que ganham destaque entre os estudos é a associação do sono com a prevenção de demências. Embora esse ainda seja um assunto a ser melhor investigado, existem evidências de uma possível relação.
Os pesquisadores afirmam que a amostra participante realizava cochilos curtos de até 30 minutos. Além disso, eles reforçam que é um conjunto de práticas que auxiliam na qualidade de vida, pois pessoas que não cuidam de forma correta da saúde tendem a sentir maior cansaço ao longo do dia.