Muito além da nostalgia: veja por que adultos se conectam tanto com 'Digimon'
O anime 'Digimon' pode ser muito mais do que apenas uma produção infantil, especialmente para os adultos. Entenda os motivos por trás dessa realidade.
Foto: Reprodução
“Digimon” é uma produção que se tornou extremamente famosa no final dos anos 1990, apresentando uma incrível aventura protagonizada por um grupo de crianças que são levadas para um mundo totalmente diferente do que conhecemos.
Neste novo mundo, elas conhecem os famosos “Digimons”, criaturas digitais que normalmente acabam passando por um processo de evolução.
Durante a época em que o anime foi lançado no Brasil, era comum que as crianças que o assistissem se sentissem atraídas pela ideia de encontrar o seu próprio digimon e estabelecer uma amizade com ele, já que cada personagem possuía seus companheiros digitais na produção.
No entanto, os espectadores mais velhos compreendem e se solidarizam mais com os protagonistas do anime; entenda por quê.
‘Digimon’ faz mais sentido para os adultos
À medida que os espectadores da época estavam amadurecendo e compreendendo melhor as situações da vida, “Digimon” passou a ser uma produção um tanto mais desejável, isto é, mais atraente.
Afinal, ao imaginarmos que crianças foram raptadas e levadas para um mundo desconhecido, sem nenhuma proteção, um receio brota em nosso coração, ainda mais por sabermos que era muito possível que fossem devoradas por algum digimon malévolo.
Ao observarmos a reação de Mimi Tachikawa, que constantemente precisa ser acalmada por seus amigos e assegurada de que iria, sim, embora, temos a certeza de que essa seria a reação normal de qualquer um de nós em uma situação semelhante.
A situação na qual essas crianças se encontrava era perturbadora, já que não tinham acesso a nenhum equipamento familiar, como um GPS, por exemplo,para encontrar o caminho de volta para casa.
Quando continuamos a assistir a “Digimon” de maneira descompromissada e recorrente, vemos como apenas mais uma série animada de entretenimento.
No entanto, quando olhamos com um olhar mais responsável e com uma compreensão real do perigo, a dimensão da história se torna muito mais impactante.
O mesmo acontece quando presenciamos os momentos de despedida das crianças. Os adultos entendem o quão doloroso isso pode ser, embora as crianças não tenham plena compreensão da situação.
Por esses e outros motivos, fica evidente que “Digimon” fez muito mais sentido para os adultos do que para as próprias crianças.
A série aborda temas profundos, como amizade, coragem, responsabilidade e os desafios do crescimento, que podem ser apreciados em diferentes níveis de compreensão.
Embora seja uma produção destinada ao público infantil, sua complexidade e pensamentos mais maduros a tornam uma obra que transcende gerações e continua a conquistar admiradores até os dias de hoje.
E para aqueles que desejam relembrar o anime, ele está disponível no Globoplay.