Afinal, por que Batman é o líder da Liga da Justiça?
A pergunta que não quer calar: como um personagem sem poderes se tornou líder de um grupo de heróis? A gente te conta!
Não resta dúvida de que Bruce Wayne, o Batman, é um cara extremamente inteligente, rico e com acesso a uma tecnologia assustadora e praticamente ilimitada.
Entretanto, nada disso muda o fato de que ele é um ser humano. O que chama a atenção é que mesmo sem superpoderes ele se tornou o líder de um grupo composto por deuses, alienígenas e amazonas. Afinal, como isso aconteceu?
Bruce possui um QI invejável. Além de tudo isso, ele é uma pessoa capaz de criar estratégias e táticas de forma diferenciada, habilidade que poucas pessoas têm.
Como se não bastasse, o milionário possui a facilidade de pensar à frente do que está acontecendo no momento. E todas essas características seriam a razão que fez com que Bruce tenha sido escolhido para a liderança.
Além de tudo isso, ele se destaca por ter uma força de vontade inquebrável. Wayne sabe que enfrentar supervilões sem ter nascido com superpoderes exige muita determinação e, principalmente, coragem.
Mas não tem como negar que o fator grana também contribuiu para a escolha de Batman como líder da Liga da Justiça, afinal, ter um bilionário na equipe pode ser muito mais útil do que parece.
O Batman, além de super-herói, é como uma espécie de patrocinador da Liga, ou seja, é ele que banca toda a tecnologia necessária para manter a equipe ativa e derrotar o crime.
Na história da Liga da Justiça, é como se o Batman representasse a resistência humana da forma mais pura. O espírito indomável desse super-herói inspira todos os seus companheiros, que o seguem de forma confiante.
Contra os inimigos e, se preciso, amigos
Além de todos os pontos citados até o momento, algo que chama muita atenção na postura de Bruce Wayne é que, além de ter contramedidas contra seus inimigos, ele também mantém formas de derrotar os seus amigos. Parece um pouco contraditório, mas pode ser extremamente importante.
Nos “Novos 52” foi possível ver isso. Todos os seus companheiros estavam sendo controlados pelo Coringa, seu arqui-inimigo. E ele conseguiu detê-los, afinal, um bom líder sabe os pontos fortes e fracos tanto dos seus inimigos quanto dos seus amigos.
Por isso, o Batman possui kryptonita para o Superman, por exemplo. Além de medidas para desacelerar o Flash, bem como enfraquecer a Mulher Maravilha ou o Aquaman.
Por esses e outros motivos, o Batman é considerado por muitos o melhor herói da DC Comics, além do mais preparado para liderar a Liga da Justiça, uma das equipes de heróis mais famosas do mundo.