BOMBÁSTICAS, estas 5 produções da Netflix são as melhores de 2023 até agora
Conheça as melhores produções do ano até o momento liberadas pela Netflix. A lista conta com os longas mais bem avaliados pela crítica especializada, como IMDb e Rotten Tomatoes.
O primeiro semestre de 2023 rendeu bons lançamentos de filmes à Netflix. Drama, comédia, documentário, ação, suspense e especiais foram alguns dos gêneros em evidência na ala dos longas-metragens.
Títulos vinculado a séries, como os badalados “Luther: O Cair da Noite” e “Power Rangers: Agora e Sempre”, além de hits inesperados, como “Fome de Sucesso” e “Agente Infiltrado”, ocuparam os primeiros lugares do ranking de filmes mais assistidos da locadora vermelha.
Com base na repercussão entre o público e a crítica, o TechTudo organizou uma lista com os 10 melhores filmes da Netflix lançados no primeiro semestre de 2023, e agora trouxemos para vocês.
Todas as dicas são de produções originais do streaming e estão disponíveis no Brasil.
Os 5 melhores filmes da Netflix em 2023
1. ‘Luther: O Cair da Noite’
A aclamada série policial “Luther“, originária do Reino Unido, conquistou fãs ao redor do mundo, o que culminou em um filme sequência exclusivo para a Netflix. Idris Elba (“O Esquadrão Suicida”) retorna ao papel do destemido investigador determinado a resolver um crime.
Com direção de Jamie Payne (“Pesadelo”) e roteiro escrito por Neil Cross (“Crossbones”), o longa conta também com a presença de Andy Serkis (“Andor”), Cynthia Erivo (“Harriet – O Caminho para a Liberdade”), Dermot Crowley (“O Milagre”), Tony McCarthy (“Viúva Negra”) e Paul McGann (“Dr. Who – O Senhor do Tempo”) no elenco.
Após ser encarcerado em uma prisão de segurança máxima devido ao seu comportamento imprevisível, o policial John Luther (Elba) escapa e descobre que seu arqui-inimigo, o serial killer bilionário David Robey (Serkis), está usando suas habilidades em informática para causar uma série de mortes na Inglaterra.
“Luther: O Cair da Noite” possui uma classificação de 6.4 no IMDb e uma aprovação de 69% pela crítica e 85% pelo público no Rotten Tomatoes.
2. ‘Padre Johnny’
Apesar de não ser muito conhecida no Brasil, a vida e obra do padre polonês Jan Kaczkowski se tornaram famosas no país graças ao filme “Padre Johnny”.
Dirigida pelo estreante Daniel Jaroszek, a cinebiografia destaca o religioso e bioeticista reconhecido na Europa por seu trabalho no tratamento de doenças mentais. No elenco, estão Dawid Ogrodnik (“Ida”), Piotr Trojan (“A Inundação do Milênio”) e Anna Dymna (“Leper”).
Patryk Galewski (“Trojan”), um criminoso em reabilitação, é condenado a cumprir 360 horas de trabalho comunitário em um sanatório chamado Puck Hospice.
Lá, ele conhece o Padre Jan “Johnny” Kaczkowski (Ogrodnik), um líder religioso que reconhece o potencial oculto em Patryk. No entanto, a aproximação entre os dois é prejudicada por um acontecimento trágico.
O filme polonês obteve uma classificação de 7.1 no IMDb e aprovações de 80% pela crítica e 94% pelo público no Rotten Tomatoes.
3. ‘Vítima x Suspeita’
Durante uma investigação jornalística sobre abuso sexual nos Estados Unidos, a repórter americana Rachel De Leon descobre um fato chocante: centenas de jovens mulheres que denunciaram seus abusadores à polícia foram coagidas durante o interrogatório a retirar as acusações.
Esse caso inspirou a documentarista Nancy Schwartzman a dirigir o documentário “Vítima x Suspeita”, lançado em maio deste ano.
Nancy já havia abordado a cultura do estupro nos Estados Unidos em um documentário anterior, “Rede de Abusos” (2019), também disponível na Netflix.
Em “Vítima x Suspeita”, a cineasta e Rachel analisam vídeos de depoimentos e conversam com advogadas, vítimas e seus familiares na tentativa de descobrir os motivos pelos quais as acusações de estupro não são investigadas pela polícia.
O documentário possui uma classificação de 6.9 no IMDb e uma aprovação de 81% pela crítica e 71% pelo público no Rotten Tomatoes.
4. ‘Agente Infiltrado’
Imagem: Reprodução/Netflix
O suspense policial “Agente Infiltrado” (também conhecido pelo nome original “AKA”) conquistou o primeiro lugar no ranking de filmes da Netflix em sua semana de lançamento no início de maio.
Com direção do estreante Morgan S. Dalibert, o filme francês é estrelado por Alban Lenoir (“Bala Perdida”) e o ex-jogador de futebol Éric Cantona (“Recursos Desumanos”) nos papéis principais.
O agente secreto Adam Franco (Lenoir) recebe a missão de investigar um terrorista sudanês que se aliou ao mafioso Victor Pastore (“Cantona”). Para obter informações, Franco se infiltra como guarda-costas do filho pequeno de Pastore.
No entanto, a missão é complicada quando o garoto é sequestrado, e Franco precisa ajudá-lo. “AKA” possui uma classificação de 6.6 no IMDb e uma aprovação de 82% pela crítica e 75% pelo público no Rotten Tomatoes.
5. ‘Fome de Sucesso’
Diretamente da Tailândia, o suspense “Fome de Sucesso” mostra o lado obscuro do mundo gastronômico. Durante a semana de lançamento, no início de abril, o filme figurou entre os dez mais assistidos da Netflix.
Dirigido por Sittisiri Mongkolsiri (“Inhuman Kiss”), o filme é estrelado por Nopachai Chaiyanam (“A Lenda do Guerreiro do Fogo”) e Chutimon Chuengcharoensukying (“Bad Genius”).
Aoy (“Chutimon”), uma jovem que trabalha em um modesto restaurante de sua família, nutre o sonho de se destacar no mundo da culinária.
Quando recebe uma oportunidade para ser aprendiz em um renomado restaurante chamado Hunger, Aoy acredita que está prestes a realizar seus desejos.
No entanto, tudo muda quando ela conhece seu chefe, Paul (Chaiyanam), um cozinheiro rude e violento com seus funcionários.
O filme obteve mais sucesso entre os críticos, com uma aprovação de 87%, em comparação com 63% do público no Rotten Tomatoes. No IMDb, possui uma classificação de 6.6.