Atualização importante: Google encerra arquivo de álbuns; o que acontecerá com os usuários?
O Google surpreendeu os usuários ao anunciar o encerramento do Arquivo de Álbuns, plataforma utilizada para armazenar e compartilhar imagens.
Recentemente, o Google anunciou mais uma mudança em um de seus sistemas: a ferramenta “Arquivo dos Álbuns” foi oficialmente desativada na última segunda-feira (19/6).
A plataforma já vinha avisando seus usuários por e-mail, principalmente aqueles que usavam com bastante frequência programas e aplicativos como Picasa Web Albums ou Photos, Hangouts e Blogger.
Apesar de parecer uma grande mudança, provavelmente a maioria das pessoas sequer vai perceber a alteração, já que, atualmente, existem milhares de serviços do Google que permitem o envio de imagens: Google Photos, Google Drive, Google Sites, Google Docs, Google Slides, Blogger, YouTube e Chat.
Entenda a mudança
Essa não foi a primeira vez que o Google alterou a sua plataforma de fotos. Originalmente, a empresa usava Picasa Web Albums. Posteriormente, começou a utilizar o Google+ Photos, e, mais tarde, lançou o conhecido até hoje Google Photos.
Em julho de 2016, pouco tempo antes de desativar o Picasa Web Albums, a empresa lançou o Arquivo dos Álbuns. Ali, era permitido guardar todas (ou quase todas) as imagens que eram enviadas para os produtos e serviços do Google.
Entretanto, como passou o tempo, as pessoas foram gradualmente deixando de usar o Arquivo dos Álbuns como repositório de imagens. Hoje em dia, os únicos serviços que ainda utilizam imagens no Arquivo dos Álbuns são o Blogger e o Hangouts.
O problema da nova mudança é que agora não existe mais um local para “guardar” todas as imagens enviadas pelo Google. Além disso, agora não é mais possível utilizar imagens guardadas de um serviço para outro.
Como exemplo, era possível inserir imagens compartilhadas no Hangouts em suas postagens no Blogger.
Se você utilizava o Arquivo dos Álbuns, o ideal seria fazer uma cópia dos seus arquivos enviados por meio do Google para não perdê-los. Com a ajuda da ferramenta Google Takeout, essas cópias podem ser feitas de maneira rápida e eficaz.