Da antiguidade aos cinemas: enigma sem solução há mais de 150 anos inspirou filme de Christopher Nolan

Você sabia que o filme 'Tenet', de Christopher Nolan, se inspirou em um enigma do Império Romano? Entenda mais a seguir!

Mesmo após mais de 150 anos, o mistério Sator, criado durante o Império Romano, permanece sem solução. Até o momento, pesquisadores permanecem confusos com as múltiplas interpretações dos palíndromos em latim.

Mesmo sem solução, esse mistério inspirou até mesmo uma obra cinematográfica de Christopher Nolan, intitulada “Tenet”. O enigma Sator é composto de palíndromos com as seguintes palavras em latim:

R O T A S  

O P E R A  

T E N E T  

A R E P O  

S A T O R

S A T O R  

A R E P O  

T E N E T  

O P E R A  

Na incrível arte dos palíndromos, as palavras se transformam em enigmas. Independentemente da direção em que você as lê, seja vertical ou horizontal, da esquerda para a direita ou vice-versa, de cima para baixo ou de baixo para cima, elas sempre se repetem. Sendo assim, as palavras no enigma de Sator significam o seguinte:

  • Rotas: Rodar
  • Sator: Jardineiro
  • Opera: Trabalho
  • Tenet: Ter

Então, temos a palavra enigmática “Arepo”. Um mistério em si, sua origem e significado permanecem desconhecidos até os dias atuais. As teorias apontam que esse enigma pode ter conotações satânicas; outros, por outro lado, acreditam até que seja algo cristão.

Além disso, também existem pessoas que acreditam ser só uma brincadeira ou uma comunicação exclusiva da época. Ainda assim, o enigma permanece sem respostas elucidativas.

Enigma que inspirou o filme ‘Tenet’

Como você pode ver, o título do filme foi inspirado em uma das palavras encontradas nos palíndromos. “Tenet” aborda a temática da viagem no tempo e a iminência de uma Terceira Guerra Mundial. A produção conta com um elenco estelar, incluindo renomados atores como Robert Pattinson e John David Washington.

No entanto, o filme gerou muita polêmica entre os fãs. Enquanto uns acreditam que este é o melhor trabalho de Christopher Nolan, outros apontam a qualidade duvidosa dessa obra.

você pode gostar também