Revolucionando a Medicina, robôs realizam transplante de útero e bebê nasce saudável
Esperança para futuros casos da Medicina: robôs auxiliam em transplante de útero, resultando no nascimento saudável de um bebê na Suécia.
Recentemente, uma notável conquista médica trouxe resultados promissores, proporcionando a uma mulher a oportunidade de dar à luz um menino saudável após receber um transplante de útero com o auxílio de robôs. Esse caso ocorreu na Suécia e marcou o nascimento do primeiro bebê gerado nessas circunstâncias.
Todo o processo foi efetuado com a ajuda de robôs, por meio de laparoscopia, uma técnica que utiliza pequenas câmeras e incisões mínimas, algo totalmente diferente das cirurgias convencionais que precisam de grandes incisões.
Além dessa técnica inovadora, os médicos também se beneficiaram com o auxílio de um joystick semelhante aos que são utilizados em videogames. No entanto, esse dispositivo continha uma tecnologia específica e mais aprimorada que a dos dos games.
Toda essa tecnologia inovadora permitiu um controle preciso dos robôs durante a cirurgia e proporcionou à mulher a realização do sonho de ser mãe.
Mais informações sobre o procedimento
Embora esse processo tenha sido idealizado lá em 2021, o bebê nasceu apenas agora, pois foi necessário um intervalo entre a cirurgia de transplante e a fertilização in vitro. No entanto, como era esperado, o procedimento foi um sucesso e a mãe conseguiu manter a gestação normalmente até a 38ª semana.
O sucesso do projeto foi celebrado não apenas pelos médicos envolvidos, mas por toda a comunidade científica, uma vez que agora se abre a possibilidade de realização de transplantes de útero nesse contexto.
Essa conquista representa um marco importante na Medicina, oferecendo esperança e oportunidades para as mulheres que enfrentam desafios relacionados à infertilidade ou à ausência de útero.
Ademais, todos os envolvidos no projeto comemoraram a conquista, inclusive a principal cirurgiã da operação, Pernilla Dahm-Kähler. Leia abaixo uma declaração feita pela médica:
“Com a cirurgia assistida por robô, podemos realizar cirurgias de precisão ultrafina. A técnica oferece um acesso muito bom para operar profundamente na pelve.Esta é a cirurgia do futuro e estamos orgulhosos e felizes por termos conseguido desenvolver transplantes uterinos a esse nível técnico minimamente invasivo.”