Mergulhando no desconhecido: conheça as 3 civilizações submersas mais misteriosas do mundo
Você vai se surpreender!
Em todo o mundo, os corpos d’água escondem inúmeros segredos fascinantes. No Egito, na China e no Japão, por exemplo, há verdadeiros tesouros submersos, com cidades inteiras que foram engolidas pelas marés. Além disso, ao contrário da lenda de Atlântida, essas cidades submersas são reais e carregam consigo seus próprios enigmas.
Com suas grandiosas construções e templos históricos, esses locais têm sido explorados por pesquisadores, revelando milênios de história e oferecendo um vislumbre da vida de seus antigos habitantes. Conheça agora 3 civilizações que foram submersas pelas águas, mas que escondem as maiores belezas do mundo!
1. Shi Cheng – China
Nas profundezas do Lago Quiandao repousa uma das mais impressionantes cidades submersas já encontradas: Shi Cheng, a “Atlântida chinesa”. Em mandarim, seu nome significa “Cidade do Leão”. Localizada a 40 quilômetros de Shanghai, essa região foi um importante centro político e econômico da província de Zhejiang.
Construída no século I, durante a Dinastia Han Oriental, Shi Cheng foi submergida em 1959 para permitir a construção da primeira usina hidrelétrica do país, no rio Xin. Portanto, o governo chinês criou um lago artificial entre as Montanhas dos Cinco Leões para viabilizar a obra, resultando no afundamento da cidade milenar.
2. Yonaguni-Jima – Japão
Conhecido como Monumento Yonaguni, essa imponente estrutura abaixo d’água tem despertado inúmeras discussões entre os pesquisadores. Além disso, ela está em uma profundidade de 25 metros.
Uma formação rochosa intrigante apresenta grandes lajes de pedra cuidadosamente dispostas em degraus, assemelhando-se a uma pirâmide retangular.
Esta colossal estrutura, medindo 50 metros de comprimento por 20 metros de largura, continua sendo um enigma. Os exploradores ainda não conseguem determinar se o local é um feito humano ou uma formação rochosa natural. Contudo, esse lugar pode ter mais de 10 mil anos de existência.
3. Thonis-Heracleion – Egito
Durante séculos, acreditou-se que a cidade egípcia de Thonis-Heracleion fosse apenas um mito, até que arqueólogos subaquáticos a descobriram em 2000. Entre as inúmeras lendas que envolvem essa antiga cidade, está aquela que afirma que ela abrigava o templo onde Cleópatra foi coroada rainha.
Há 2.300 anos, Heracleion era um dos principais centros portuários do mundo. Majestosa e poderosa, situava-se na baía de Abu Qir, no delta do rio Nilo. Entretanto, após a fundação de Alexandria por Alexandre, o Grande, por volta de 331 a.C., Heracleion perdeu sua posição proeminente.