Força ou erro? Mark Hamill justifica cena viral de ‘O Retorno de Jedi’
Após comentários de fãs sobre a cena de ação, Hamill explicou que o motivo foi o uso da força.
“Star Wars” é, sem dúvidas, uma das maiores franquias do cinema de todos os tempos. Seus filmes de ação, aventura e ficção científica são o ponto alto para muitos da comunidade Geek.
E assim como em qualquer outro filme de ação, as cenas principais e mais emocionantes são as com batalhas, nas quais os atores devem fazer um ótimo trabalho de atuação para simular a realidade.
Caso contrário, o público perde o interesse, e a interação com o filme se torna superficial. Por isso, o realismo nas cenas é essencial para a conectividade do fã com a franquia.
Contudo, mesmo sendo uma grande produção, nem mesmo “Star Wars” escapou de erros cinematográficos um tanto “feios”. Ou será que essa foi uma interpretação incorreta da cena?
Mark Hamill explica cena curiosa
No título de 1983, “Star Wars: O Retorno de Jedi”, uma cena de ação entre Luke Skywalker, personagem de Mark Hamill, e um inimigo foi relembrada. Mas como motivo de chacota. Isso porque aparece um erro de posicionamento de câmera ou atuação em um chute dado pelo Jedi.
A cena em questão foi publicada pelo usuário @StarWarsOnly com a legenda: “Isso te incomoda em ROTJ (Return of the Jedi)?”. Com as mais de 22 milhões de visualizações, o próprio ator respondeu à postagem, dizendo:
“Como alguém poderia se incomodar com meu ‘chute da força’ amplamente celebrado e perfeitamente executado?!”
Confira o post no Twitter:
Does this bother you in ROTJ? pic.twitter.com/djlNiR2aVY
— StarWarsOnly (@StarWars0nly) May 18, 2023
A explicação de Hamill
O argumento de Hamill, embora cômico, pode explicar o motivo da distância entre o pé do ator e o seu inimigo. A verdade é que os Jedi possuem a habilidade de controlar e afetar seus inimigos mesmo a distância pelo uso da telecinese, chamada na franquia de “Força”.
Desse modo, é realmente possível que o ator ou o cinegrafista não tenham falhado, já que os filmes de “Star Wars” são meticulosamente calculados e roteirizados. Por isso, o uso da força no momento do confronto cenográfico é justificável.
Contudo, a cena não é bem lembrada pelos fãs, já que o que mais chama atenção é o uso de um sabre de luz verde. Essa cor de objeto não era comum na série de filmes, em que só havia os azuis e os vermelhos.
Mas a implementação do verde veio após o término das gravações. Isso se deu após concluírem que o local e a hora de gravação não poderiam ser alterados, com isso, um sabre azul seria ofuscado e se misturaria com o céu de fundo.