Estudo inovador comprova: comunicação entre humanos e gatos é possível

Um estudo científico recente prova que a conexão entre humanos e seus amigos felinos vai além das expressões e dos comportamentos comuns.

Revelado: Novo estudo científico prova que a comunicação com gatos é real
Foto: Burak Kostak/Pexels

Muitos dizem que o melhor amigo do homem é o cão. Porém, existem aqueles que preferem os gatos, que, apesar de serem domesticados, possuem muitas características semelhantes aos seus “parentes”, os felinos selvagens.

Os gatos são fortes, têm grandes reflexos, instinto de caça, sentidos apurados e ágeis, além de possuírem a famosa personalidade individualista, uma de suas características mais marcantes.

Um dos gestos mais carinhosos dos gatos é o famoso ronronar, mas, fora isso, não tem muito como saber o que o seu bichinho está sentindo. Porém, um novo estudo publicado recentemente pode mudar isso.

Uma pesquisa publicada na revista Scientific Reports, de 2020, comprovou que é possível se comunicar com o seu gato e até fazê-lo gostar de você. O estudo diz que é preciso apenas sorrir, mas não se engane, não é à risada humana que o estudo se refere.

De acordo com o estudo, é necessário sorrir com a risada dos gatos, estreitando os olhos e piscando devagar. Risada dos gatos? Essa é nova, não é? A pesquisa diz que esse é um sinal comum dos gatos. Entretanto, ainda não se sabe o motivo de eles fazerem isso.

De acordo com os pesquisadores, há evidências anedóticas que provam que, por meio desse gesto, pode-se estabelecer uma comunicação com o animal, sejam estranhos, sejam familiares.

Piscando para os gatos

Revelado: Novo estudo científico prova que a comunicação com gatos é real
Foto: Pixabay/Pexels

Mas é claro que, como todo estudo, esse também precisa ser comprovado e testado. Por isso, os pesquisadores realizaram testes de diferentes maneiras com os animais.

Na primeira experiência, os donos dos gatos foram colocados a mais ou menos um metro de distância do animal. Então, eles realizaram o sinal enquanto os gatos estavam em um local onde se sentiam confortáveis.

Os primeiros resultados mostraram que, em comparação à situação em que o sinal não é feito, os gatos são mais propensos a piscar lentamente de volta.

A segunda versão do teste foi realizada com os pesquisadores. Eles se sentaram na frente de gatos com os quais nunca tiveram contato, realizaram o mesmo sinal e esticaram uma mão em direção ao animal.

A investigação mostrou que os gatos não são só mais propensos a piscar de volta, mas também a se aproximar da mão depois da piscadinha. Os cientistas acreditam que o sinal seja uma forma de demonstrar boas intenções, já que os olhos arregalados por muito tempo geralmente indicam uma ameaça.

O gesto também pode ser porque os felinos perceberam que os humanos gostavam deles e durante o processo de domesticação começaram a reproduzi-lo. Tasmin Humphrey, psicóloga autora da pesquisa, falou sobre o assunto:

“Entender as maneiras positivas pelas quais gatos e humanos interagem pode melhorar a compreensão pública dos gatos, melhorar o bem-estar felino e nos contar mais sobre as habilidades sociocognitivas dessa espécie pouco estudada. Nossas descobertas podem ser usadas para avaliar o bem-estar dos gatos em uma variedade de ambientes, incluindo clínicas veterinárias e abrigos.”

você pode gostar também