‘Beijo’ de Musk em robô rendeu! Agora, Twitter sinalizará imagens geradas por IA
Musk parece não ter gostado muito da brincadeira...
Na última terça-feira (30), o Twitter divulgou seu plano de ampliar o programa de verificação de fatos para abranger imagens, com destaque para aquelas geradas por inteligência artificial (IA). A história começou por conta de uma imagem que mostra Elon Musk, o proprietário da plataforma, aos beijos com uma mulher robô.
Por meio de uma postagem, a conta oficial do recurso “Notas da Comunidade” afirmou que a marcação de imagens falsas será aplicada em postagens recentes e futuras.
No texto, a empresa menciona a imagem falsa de uma explosão no Pentágono, compartilhada por várias contas com selo de verificação que tentaram se passar pela agência de notícias Bloomberg.
Porém, esse não foi um caso isolado. Outra imagem que se tornou viral foi a do Papa Francisco vestindo uma batina de estilo urbano. Na realidade, essa foi uma criação do Midjourney.
Veja a publicação:
From AI-generated images to manipulated videos, it’s common to come across misleading media. Today we’re piloting a feature that puts a superpower into contributors’ hands: Notes on Media
Notes attached to an image will automatically appear on recent & future matching images. pic.twitter.com/89mxYU2Kir
— Community Notes (@CommunityNotes) May 30, 2023
Tradução do tweet: “De imagens geradas por IA a vídeos manipulados, é comum encontrar mídias enganosas. Hoje estamos testando um recurso que dá um superpoder aos colaboradores: Notas sobre Mídia. Notas anexadas a uma imagem aparecerão automaticamente em imagens correspondentes recentes e futuras.”
A partir de agora, o que muda no Twitter?
O programa de verificação de fatos do Twitter agora abrange comentários embaixo de posts com conteúdo enganoso. Anteriormente, as marcações tinham aplicação apenas em tuítes com até uma imagem.
Com a atualização, os colaboradores poderão adicionar informações específicas não apenas em postagens com várias fotos, mas também em vídeos. Sendo assim, a plataforma terá informações sobre o que é verdadeiro e o que não é.
A prática pode ajudar em diversos pontos, principalmente evitar a disseminação de notícias falsas pela rede social.