Mancha preta ENORME aparece no Sol e intriga cientistas

Ponto conhecido como 'mancha solar' é observado pelos cientistas por causa das interferências que pode causar.

Mancha preta aparece no Sol
Foto: Daily Mail/Reprodução

Cientistas diariamente descobrem características e acontecimentos de outros planetas e astros da nossa galáxia. Dessa vez, o protagonista foi a nossa grande estrela: o Sol.

Isso porque, após observações feitas com um telescópio especial, que bloqueia os raios solares nocivos, os estudiosos conseguiram captar uma mancha escura formada no Sol. Pode parecer algo já visto, mas o que mais surpreende é o tamanho dela: o ponto chega a ser quatro vezes maior que a Terra.

Mas você sabe o que são essas manchas? Confira a seguir.

O que são manchas solares?

Algo relativamente comum, as manchas solares são sinais de atividade na superfície da estrela, como “explosões” que emitem energia para o espaço.

Conforme explica o cientista Ezequiel Echer, do Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais:

“Manchas solares são regiões mais frias (cerca de 2000 K) e mais escuras (por efeito de contraste) do que a fotosfera solar circunvizinha.”

Conforme o Serviço Nacional de Meteorologia dos Estados Unidos (National Weather Service – NWS), o campo magnético dessas áreas chega a ser 2.500 vezes maior que o da Terra, e até mesmo maior que outras regiões do Sol.

De acordo com as observações, a estrela passa por esses ciclos que duram onze anos. Agora, está em uma fase mais propícia para que essas ocorrências aconteçam com mais frequência.

A mancha ameaça a Terra?

Imagem: Reprodução

Apesar de ocorrer em um local tão distante da Terra, as manchas solares – também chamadas de tempestades geomagnéticas, podem impactar nas atividades terrestres. Isso ocorre porque, quando atingem a Terra, as explosões podem interferir na transmissão de ondas de rádio, em aparelhos eletrônicos e causar quedas de energia.

Mas pode ficar tranquilo(a): os Estados Unidos, por meio da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), segue com as observações para o caso de novas ocorrências ou possíveis ameaças à Terra.

você pode gostar também