Você sabia? Primeiro computador da Apple era de madeira; veja por quê
Você vai se surpreender com essa história!
Não há como negar que o computador Apple 1 desencadeou revoluções na história da tecnologia, pois foi o primeiro produto oficialmente lançado pela Apple. Entretanto, há um detalhe que chama a atenção de quem acompanha tudo sobre a marca: é muito comum encontrar esse computador com uma carcaça de madeira.
Mas você sabe qual a razão disso? Vamos te explicar agora mesmo para você embarcar em uma parte da história da empresa de Steve Jobs.
Por que o computador da Apple era de madeira?
Para começo de conversa, o equipamento desenvolvido pelo engenheiro Steve Wozniak era disponibilizado apenas como uma placa de circuito, sem qualquer tipo de proteção. A ideia original da empresa era oferecer os componentes do computador, como um kit, para que entusiastas de tecnologia pudessem montá-lo.
Entretanto, Steve Jobs conseguiu vender 50 unidades do computador já montado para a Byte Shop, uma loja de eletrônicos localizada na Califórnia. Foi nesse momento que o conjunto de componentes eletrônicos foi acomodado em uma estrutura de madeira Koa, totalizando seis exemplares.
Hoje em dia, restam ainda menos amostras desses computadores de madeira da Apple.
Apesar de não ter uma explicação específica que justifique a escolha da madeira como material, é possível que a intenção tenha sido agregar valor ao produto. Afinal, a madeira Koa é bem rara, crescendo apenas em regiões muito específicas.
Nos últimos anos, algumas unidades do Apple 1 com estrutura em madeira foram leiloadas nos Estados Unidos. Como era de se esperar, o valor de venda desses produtos aumentou consideravelmente em relação ao preço original, atingindo cifras que chegaram a US$ 800 mil em determinadas transações.
Segundo informações atualizadas em agosto de 2022, ainda existem 62 unidades do Apple 1 em todo o mundo, das quais 41 pertencem à primeira leva produzida por Wozniak.
No entanto, estima-se que haja mais 20 unidades, aproximadamente, que não estão nos registros. Você sabia dessa?