Killifish, o peixe fora d’água: conheça a espécie que pode viver na terra

Dentre as milhares de espécies existentes de peixes, nunca pensamos que uma delas poderia se parecer com um anfíbio.

Os peixes são uma subclasse de animais que, como todos sabem, são criaturas aquáticas com brânquias ou guelras responsáveis por respirar o oxigênio contido na água. Além disso, possuem a maior diversidade de espécies do reino animal, com todas as formas, os tipos, as cores e tamanhos diferentes.

Dentre as espécies em que se pode pensar, todas possuem uma característica óbvia: vivem dentro da água. Mas o que ninguém imaginava é que, de todos os tipos possíveis, haveria um capaz de sair da água por conta própria.

E não estamos falando do peixe voador, que, inclusive, também é bem intrigante. Referimo-nos a uma espécie descoberta recentemente e capaz de ficar na terra.

Nova espécie de peixe é encontrada e pode viver fora d’água

Pesquisador descobre nova espécie de peixe que vive fora d'água
Foto: Heinz Drawert/Reprodução

O animal foi avistado pela primeira vez em 1996, na região da floresta Amazônica, na parte pertencente à Bolívia. O peixe vivia em poças rasas que a chuva e a umidade criam, possuindo menos de cinco centímetros e escamas brilhantes. Porém, não houve relatos ou estudos sobre a espécie.

Mesmo assim, o adolescente que encontrou o peixe próximo à Fazenda Juan Deriba não deixou de lembrar dessa criatura. Foi só 25 longos anos depois que Heinz Drawert tornou-se pesquisador e funcionário do Museu de História Natural Noel Kempff Mercado e começou seu estudo do pequeno vertebrado.

Assim, com base nos estudos de Heinz, surgiu uma nova espécie com nome científico de Moema juanderibaensis ou killifish Juan Deriba.

Killifish Juan Deriba, o ‘peixe-anfíbio’

Pesquisador descobre nova espécie de peixe que vive fora d'água
Foto: ni.bio/Reprodução

Após iniciar sua pesquisa em 2021, Heinz voltou às florestas onde havia estado na adolescência e encontrou o ser vivo.

A criatura intrigante foi alvo de dúvidas, pois sua espécie saía das pequenas poças de não mais que uns centímetros de profundidade por conta própria. Além disso, as ovas dessa espécie são enterradas na terra e surgem após o início da temporada de chuvas.

O animal, batizado como um peixe de água doce da família dos rivulídeos, possui essa habilidade que o permite “pular” de poça em poça, fugindo de predadores. Porém, há outro motivo para o fato!

O killifish Juan Deriba também é um grande competidor em seu ciclo. Portanto, os machos costumam ser atacados por outros da mesma espécie, competindo pelas fêmeas do cardume.

Porém, suas cores vívidas chamam a atenção de alguns predadores, como cobras e pássaros. Por isso, sua característica nômade ajuda no prolongamento de sua vida de três meses.

você pode gostar também