Starlink, a ambiciosa rede de Elon Musk, representa grande ameaça para operadoras de internet brasileiras?
Entenda como a Starlink pode acirrar os planos no Brasil.
Todo mundo conhece Elon Musk: CEO da Tesla, da SpaceX e, agora, do Twitter. Entretanto, um assunto que chama muito a atenção recentemente e que se refere ao bilionário é a sua internet via satélite, chamada Starlink.
De acordo com a XP, a empresa está adotando uma estratégia agressiva de planos no Brasil. Isso pode intensificar ao máximo a competição no mercado de internet de alta velocidade em áreas rurais e remotas, onde grandes empresas ainda têm baixa participação.
Segundo os analistas Bernardo Guttmann e Marco Nardini, a empresa de Elon Musk está expandindo rapidamente no país. Além disso, ela oferece vantagens significativas em termos de velocidade, latência e cobertura geográfica em comparação com outros serviços.
Planos que a Starlink oferece podem ser grande vantagem
Segundo os dados da XP, os analistas observam que as grandes operadoras de telecomunicações ainda não disponibilizam planos de dados móveis exclusivos para o 5G. Entretanto, eles preveem que, quando isso ocorrer, os preços desses serviços poderão se tornar ainda mais competitivos.
E isso porque a estratégia de Elon Musk é que sua internet seja utilizada em pontos mais remotos do país, aos quais internet de fibra ou outros tipos não chegam ainda. Porém, os custos de mensalidade e instalação dos aparelhos é um pouco mais caro que de outras operadoras. Mas, para a empresa, isso ainda pode ser compensado.
A XP faz questão de focar em vários pontos de atenção ligados aos riscos da Starlink, incluindo os valores, a confiabilidade do serviço, a capacidade da rede para lidar com o aumento da demanda e possíveis novas regulamentações.
Entretanto, isso não parece ser 100% um problema e deixa as portas abertas para que a internet de Elon Musk entre na competição. E você: acessaria a Starlink ou opta pela sua internet atual? Deixe sua opinião nos comentários!