‘Final Fantasy XVI’ quase teve seu nome alterado; entenda o motivo
A explicação por trás dessa decisão faz total sentido.
A franquia “Final Fantasy” é uma das mais clássicas e queridas pelos jogadores. Já são 15 jogos, apenas na série principal, e o décimo sexto jogo está a caminho. Nestes mais de 30 anos de história, o game estabeleceu uma tradição em seus títulos nunca antes quebrada.
“Final Fantasy XVI” pretende continuar o legado de somar um número ao seu nome deixado por seus antecessores. Porém, a história por pouco não foi diferente. Isso porque os produtores discutiram seriamente a possibilidade de retirar o número de seu título.
Um motivo plausível
De acordo com o produtor da Square Enix, Naoki Yoshida, em entrevista para o site GQ, retirar o número do nome foi uma opção que passou pela mente da equipe envolvida com o projeto. A razão seriam os novos jogadores que podem desistir de jogar ao ver a numeração, crendo que teriam de jogar também os anteriores.
Essa questão do título do jogo dificulta o marketing da série. No entanto, vale lembrar que embora a contagem seja sequencial, os jogos não contam uma história contínua. Ou seja, você não precisa ter jogado “Final Fantasy 15” para jogar o 16.
Novo jogo
O novo título da série chega no dia 22 de junho de 2023 para o PlayStation 5. Devido a um contrato de exclusividade provisória com a Sony, o jogo não chegará a outras plataformas por, pelo menos, seis meses.
A principal novidade do game é a mudança da jogabilidade. A série, tradicionalmente conhecida por ser um RPG em turnos, apostará dessa vez em um action RPG, isto é, um tipo de RPG com ação mais frenética e em tempo real.
Essa mudança pode ser uma guinada interessante nos rumos da série de jogos, já que action RPGs são muito populares entre os jogadores do gênero. Alguns jogos famosos desse gênero incluem as franquias “The Elder Scrolls”, “The Witcher” e “Dark Souls”, entre outras.